quarta-feira,
20 de agosto de 2025

Saúde

Dengue tipo 3: Entenda riscos da doença que voltou a ser registrada, e acende sinal de perigo e exige atenção redobrada

Redação

A dengue, doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, volta a preocupar com o aumento dos casos envolvendo o sorotipo 3. A infectologista, Luiza Morandi, alerta para os riscos específicos desse tipo de vírus e reforça a necessidade de medidas preventivas.

“A dengue é causada por quatro sorotipos diferentes do vírus (1, 2, 3 e 4), e a reinfecção é possível, aumentando o risco de complicações”, explica Luiza Morandi. “O tipo 3, que circulou menos nos últimos anos, encontra agora um cenário favorável para se espalhar, já que muitas pessoas estão desprotegidas.”

A infectologista destaca que o sorotipo 3 possui maior potencial para causar formas graves da doença, além de se multiplicar mais rapidamente no organismo, elevando a resposta inflamatória e o risco de internações. “Quem já foi infectado por outro tipo pode desenvolver uma reação mais intensa ao entrar em contato com o tipo 3”, alerta.

Os sintomas da dengue, como febre alta, dores no corpo, dor atrás dos olhos, cansaço e manchas na pele, são semelhantes entre os sorotipos. A identificação do tipo de vírus em circulação só é possível por meio de exame laboratorial.

A boa notícia é que a vacina contra a dengue disponível no Brasil protege contra todos os quatro sorotipos, incluindo o tipo 3, ajudando a reduzir o risco de formas graves da doença.

“O retorno do tipo 3 é resultado de um ciclo natural de circulação dos vírus da dengue”, explica Luiza Morandi. “Com o aumento das viagens e da circulação de pessoas, ele voltou a circular e tem encontrado um cenário favorável para se espalhar.”

O alerta da infectologista é claro: a prevenção e o combate ao mosquito transmissor são fundamentais para evitar um aumento considerável de casos graves da doença.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Saúde

Aumento de infecções por rinovírus nas últimas semanas acende alerta no ES

Saúde

Hemoes registra baixa nos estoques de sangue em sua rede no Espírito Santo e pede ajuda à população

Saúde

Saúde inicia envio de SMS para pessoas com 60 anos ou mais que ainda não se vacinaram contra a gripe no ES

Saúde

Cardiopatia congênita: conheça a malformação que afeta 29 mil crianças por ano

Saúde

Doador Voluntário de Sangue: um gesto de amor que salva vidas

Saúde

Com baixa cobertura nos grupos prioritários, Sesa alerta e reforça papel da vacinação contra a gripe

Saúde

Sesa confirma primeira morte por dengue e Oropouche em Anchieta

Saúde

Vacina contra a gripe é liberada para os capixabas acima de 6 meses