sábado,
13 de dezembro de 2025

Agricultura

Deputados aprovaram projeto que altera regras de registro de agrotóxicos

Foto: aruactionsports/DepositPhotos

 

Redação

 

A Câmara dos Deputados aprovou, no primeiro semestre deste ano, o Projeto de Lei 6299/02, do Senado, que permite a concessão de registro temporário de agrotóxicos no Brasil se o prazo de dois anos não for cumprido para analisar o pedido.

 

As medidas constam do substitutivo do deputado Luiz Nishimori (PSD-PR), que centraliza no Ministério da Agricultura as tarefas de fiscalização e análise desses produtos para uso agropecuário.

 

De acordo com o substitutivo aprovado, o prazo máximo para o registro varia de 30 dias (para pesquisa, por exemplo) a dois anos (para produto novo ou matéria prima nova). Devido às mudanças, o projeto retornou ao Senado para nova votação.

 

Com essa regra, somente o Ministério da Agricultura, enquanto órgão registrante, poderá aplicar as penalidades e auditar empresas e institutos de pesquisa. Atualmente, devido à complexidade da análise dos riscos e à falta de testes em humanos, os pedidos podem demorar cerca de sete anos para terem um parecer definitivo.

 

Para a autorização temporária será necessário apenas que o interessado indique, ao menos, três países membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em que o produto em questão seja usado. A entidade congrega 37 nações com diferentes níveis de exigências sobre o assunto.

 

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Agricultura

Pimenta-do-reino capixaba bate recorde de exportações em 2025

Agricultura

Alfredo Chaves: Família de agricultores transforma inhame em sorvetes em São Bento de Urânia

Agricultura

Alfredo Rural apresenta histórias inspiradoras e a força do agricultura

Agricultura

Venda Nova, Marechal e Vargem Alta lideram o ranking na produção de abacate e consolidam como 4º maiores produtores do Brasil

Agricultura

Exportadores têm prejuízo de R$ 5,9 milhões em agosto com não embarque de café

Agricultura

Produção de morangos ganha força em São Bento de Urânia

Agricultura

Qualidade do mamão capixaba ganha mundo e posiciona ES como maior exportador da fruta

Agricultura

Exportadores de café seguem enfrentando dificuldades para consolidar embarques nos portos do Brasil