terça-feira,
17 de fevereiro de 2026

Saúde

Deputados votam projeto que autoriza prescrição de cloroquina, azitromicina e ivermectina no Estado

Foto: Divulgação

 

Redação

 

Tramita em urgência na Assembleia Legislativa matéria que autoriza o uso de hidroxicloroquina, cloroquina, azitromicina e ivermectina para o tratamento da Covid-19. De iniciativa do deputado Vandinho Leite (PSDB), o Projeto de Lei (PL) 298/2020  institui um protocolo de utilização dessas substâncias em pacientes com diagnóstico clínico da doença, mesmo sem comprovação por exame laboratorial. A proposição receberá, durante sessão plenária, parecer oral das comissões de Justiça, Saúde e Finanças, antes da votação pelo Plenário. 

 

Conforme a proposição, o paciente ou o seu responsável deve autorizar o uso dos medicamentos após ser informado sobre a conduta experimental do tratamento. A matéria define, inclusive, a conduta profissional nesse caso, composta por notificação do agravo, emissão de receita médica e assinatura do termo de consentimento.   

 

Segundo Vandinho, apesar da carência de estudos mais profundos, é preciso levar em consideração a declaração de muitos médicos brasileiros que defendem a eficácia de medicamentos  no tratamento contra o coronavírus em pacientes hospitalizados.

 

Ao defender a autorização para uso das substâncias citadas no projeto, Vandinho ressalta a demora na comprovação científica para o uso desses medicamentos. O parlamentar cita, na justificativa da proposta, o Parecer 4/2020 do Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES) sobre o uso precoce da cloroquina ainda na fase inicial, de maneira a evitar a evolução e o agravamento da doença. 

 

“Temos de considerar a velocidade com que a doença se propaga e oferecer escolha ao paciente para ser tratado com a medicação e segurança jurídica aos médicos na emissão das receitas”, destacou Vandinho Leite.

 

Tramitação

 

Como tramita em urgência, a matéria integra a pauta de votações desta terça-feira (28). Durante sessão plenária vai receber parecer oral das comissões de Justiça, Saúde e Finanças. Esse procedimento antecederá a apreciação da proposta pelo Plenário. 

 

O requerimento para que tramitasse em urgência recebeu a assinatura dos deputados Capitão Assumção (PSL), Delegado Danilo Bahiense (PSL), Torino Marques (PSL), Delegado Lorenzo Pazolini (Republicanos), Carlos Von (Avante) e Hudson Leal ( Republicanos).

 

Fonte: ALES
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Saúde

Anvisa emite alerta para risco de pancreatite aguda associada ao uso indevido de canetas emagrecedoras

Saúde

Procon-ES alerta consumidores sobre venda irregular de “canetas emagrecedoras”

Saúde

Saúde: Ampliação do Micropolo Serrano reforça atendimento especializado em Domingos Martins, Marechal Floriano e Venda Nova

Saúde

Anvisa assina compromisso com Butantan para viabilizar a primeira vacina brasileira contra a dengue

Saúde

Alfredo Chaves confirma caso de meningite bacteriana

Saúde

Entre 2024 e 2025, ES contabilizou mais de 12,5 mil mortes por problemas cardiovasculares

Saúde

ES se mantém no ranking nacional de cobertura vacinal da gripe

Saúde

ES registra mais de 24 mil casos e primeira morte por dengue em 2025