quinta-feira,
18 de setembro de 2025

Geral

Devotos da Região Serrana fazem caminhadas em homenagem à Padroeira do Brasil

O Dia de Nossa Senhora Aparecida foi comemorado ontem (12) na região serrana com caminhadas, missas e procissão em homenagem à padroeira do Brasil. Fiéis aproveitaram para pedir chuva. Houve manifestação nas comunidades de Aparecida, Macrina e Cachoeira Alta.

Em Aparecida, zona rural de Alfredo Chaves , uma caminhada religiosa, tradicional de cinco décadas, reuniu mais de três mil pessoas, segundo estimativas dos organizadores. Eles seguiram a imagem da santa, rezando e entoando cânticos religiosos, na manhã de ontem.

Toda a extensão dos seis quilômetros da romaria foi acompanhada pelo pároco da paróquia de Marechal Floriano, Marcos Brito, que administra a igreja da comunidade de Aparecida. Na oportunidade, o padre Marcos invocou o nome da padroeira e de Jesus Cristo, pedindo chuva para o Espírito Santo.

“Queremos homenagear também as crianças do nosso Brasil neste dia festivo, que é o dia delas também”, disse o padre Marcos, lembrando que na atualidade a situação da população capixaba é crítica em função da estiagem.

DUAS HORAS DE CAMINHADA

A multidão de devotos da santa padroeira, que participou da caminhada religiosa durante quase duas horas, concentrou-se à frente da Igreja de Sant’Ana, na sede de Marechal Floriano, para a saída até Aparecida, às 6 horas de ontem.

Os romeiros que participaram da caminhada foram recebidos pelos moradores com expressões alegres e carinhosas, com rezas e cânticos. Para o católico Francisco Penha, 85 anos, caminhar seis quilômetros como era o procedimento enquanto mais jovem, já está fora de cogitação. “A minha idade impede andar. Vou cansar muito e por isso seguirei de carro. Mas a fé em Deus e em Nossa Senhora a idade não impedirá jamais”, sorria o idoso.

CAMINHADA ATÉ O CRUZEIRO, EM CACHOEIRA ALTA

Dezenas de fiéis realizaram também ontem uma caminhada até um cruzeiro encravado em uma das montanhas da comunidade de Cachoeira Alta, a cinco quilômetros da sede. O local, a quase 500 metros de altitude, guarda a imagem da padroeira do Brasil. A manifestação de fé é realizada por moradores da localidade e região há alguns anos. Na ocasião, os fiéis aproveitaram para pedir chuva à santa.

PROCISSÃO COM TAMBOR DE SÃO BENEDITO NO BAIRRO MACRINA

Também no bairro Macrina, na sede de Alfredo Chaves, onde a santa é padroeira da igreja local, os moradores realizaram a tradicional procissão pelas ruas do bairro. O andor com a imagem da santa foi carregado por mulheres do bairro. O congo centenário de São Benedito, formado por homens e mulheres da localidade, acompanhou todo o trajeto da caminhada religiosa entoando cânticos em homenagem à virgem.

“Fiquei emocionada ao ver a procissão e a imagem de Nossa Senhora Aparecida “, disse a dona de casa Maria da Penha Rauta, que participou da procissão.

Na Macrina, a missa foi realizada pela manhã, na quadra poliesportiva, reunindo centenas de pessoas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Tribunal de Justiça faz alerta sobre tentativa de golpe em vários municípios, entre eles, Domingos Martins, Marataízes e Cachoeiro

Geral

Teleconsultas ampliadas com novas salas em Pedra Azul e Paraju

Geral

Justiça condena ex-servidor e ex-presidente da Câmara de Rio Novo do Sul

Geral

Espírito Santo é reconhecido novamente por Nota A+ do Tesouro Nacional

Geral

Saúde de Marechal Floriano vira referência na Região Serrana

Geral

Exportação de cafés especiais do Brasil aos EUA despenca com tarifaço

Geral

STF condena os oito réus, entre eles, Jair Bolsonaro da ação por tentativa de golpe de Estado

Geral

Setores de comércio e serviços capixabas criam mais de 2 mil empregos