Por Giovana Schneider
Cinco alunos da Escola Emílio Oscar tiveram seus poemas selecionados em concursos realizados tanto dentro quanto fora do estado. Quatro desses que foram — Paola Schneider Martins, 1ªM04; Sarah Lucindo De Sá, 1ªV01; Arthur Gomes Amâncio, 2ªV01; e Lothar Gomes Fiorin, 3ªV01 — foram selecionados para ter seus poemas publicados no 1º Concurso Literário INTERESCOLAR do Espírito Santo, promovido pelo FUNCULTURA – SECULT/ES, com apoio da Academia Cariaciquense de Letras. O concurso contou com a participação de várias outras escolas do estado.
A professora Ellen Faller Uhl com seus três alunos: Lothar Gomes Fiorin, Arthur Gomes Amâncio e Sarah Lucindo De Sá.
Em 24 de setembro, a partir das 19h, no Teatro Frei Civitella, localizado na Avenida Expedito Garcia, 218, em Campo Grande, acontecerá o Evento Cultural Culminante do concurso. Será uma noite especial com diversas atrações artísticas, sarau poético, música ao vivo, a divulgação dos melhores colocados, o lançamento da antologia e a entrega das premiações. Uma noite inesquecível e com entrada gratuita para todos.

O aluno Pedro Henrique Zuccon Botacim (1ªM04) participou do 3º Concurso Literário Sérgio de Laforet Padilha, organizado pelo CEL — Centro de Escritores Lourencianos/RS. Esse concurso recebeu mais de 300 textos, entre Contos, Crônicas e Poesias nas três categorias — infantil, juvenil e adulto. Pedro Henrique foi classificado na Categoria Juvenil, no Gênero Poesia, conquistando o 3º lugar com o poema intitulado “Interpretação Da Essência pessoal”. Os textos vencedores serão publicados na 23ª antologia do CEL publicado pela Pragmatha Editora e que será lançada no mês de outubro, junto às comemorações dos 29 anos da entidade. O aluno Pedro Henrique será agraciado com uma medalha — Menção Honrosa com certificado, confirmou a Presidente do CEL, Susani De Castro Pitano.
As professoras da Língua Portuguesa da EEEFM “Emílio Oscar Hülle”, ficaram orgulhosas com o desempenho dos alunos:
De acordo com a professora Reni Klippel Machado, muitos jovens gostam de escrever poesias, mas nem sempre compartilham esse talento com os outros. A criatividade deles pode fazer a diferença na sociedade, ajudando a transformar o mundo ao seu redor. É uma grande satisfação ver as obras desses jovens sendo apreciadas e ganhando destaque em concursos literários, pois isso incentiva mais estudantes a escreverem e mostrarem suas criações. É muito gratificante perceber como esses alunos se sentem mais confiantes e valorizados quando têm oportunidades assim. Vale destacar que o contato com a escritora Giovana Schneider tem sido uma inspiração para esses jovens, incentivando-os a escrever poesias e participar de concursos. Transformar palavras em arte é uma demonstração de sensibilidade e talento. Quando seus poemas são reconhecidos e classificados, isso mostra o esforço e a sensibilidade de cada um. Essas conquistas reforçam o quanto a leitura e a escrita são importantes para desenvolver uma visão crítica e criativa — finalizou.
A professora Ellen Faller Uhl destacou a importância de os estudantes participarem desses concursos, ver estudantes que apreciam a arte poética e buscam na poesia uma forma de expressão é algo encantador! Compreender que as palavras podem transformar e que podem ser transformadas e esculpidas para construir novos sentidos é inspirador, e isso motiva nossos estudantes em seus processos criativos. É uma grande alegria poder incentivá-los a colocar seus pensamentos e emoções no papel, acompanhando seu desenvolvimento enquanto escritores. Nesse sentido, as oportunidades de participar de concursos diversos sobre poesia são um grande estímulo para que os estudantes possam mergulhar cada vez mais profundamente no mundo das palavras e aprimorar sua sensibilidade artística.
O significado filosófico da poesia vai além do que podemos imaginar, ela tem a habilidade de se comunicar, mergulhando na subjetividade, na imaginação e nas emoções para desvendar as complexidades da realidade e do existir. Através da linguagem, a poesia funciona como um instrumento de criação (poíesis), possibilitando a reflexão sobre temas profundos, proporcionando uma visão singular do mundo.

Respostas de 4
Parabéns aos professores pela iniciativa, acho muito importante isso nas escolas.
Parabéns para os alunos em especial a aluna Sarah Lucindo de Sá.
Que orgulho gente! Meu filhote Lothar, meu sobrinho Arthur e amiga Sara, parabéns pessoal! Deus abençoe vocês!
Desejo a vocês, Lothar, Arthur, Sarah, Paola e Pedro Henrique, que as Musas da Poesia estejam sempre presentes na vida de vocês.
Parabéns Alunos e Professores , cultura em 1º lugar