sábado,
15 de agosto de 2026

Polícia

Dois candidatos com deficiência concorrem ao Senado

Redação

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou a candidatura de 480 pessoas com deficiência que disputarão cargos públicos nas eleições de outubro. O número representa 1,6% do total de 28.790 pedidos de registros. Dois deles concorrem a uma vaga no Senado.

 

Um dos candidatos informou ter deficiência auditiva. O outro, deficiência física. Do total de candidatos com deficiência em 2022, a maioria (53,75%) possui alguma deficiência física. Em seguida, vêm os candidatos com deficiência visual (23,54%) e auditiva (11,67%), outras deficiências (8,33%) e autismo (2,71%).

 

Se eleitos, esses candidatos encontrarão um Senado mais adaptado às suas necessidades do que em 2018, quando foi eleita a senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP), primeira parlamentar tetraplégica da Casa. 

 

Adaptações

 

Com a chegada de Mara, o Senado promoveu adaptações no sistema de votação e obras de acesso ao Plenário e à Mesa, além de mudanças no gabinete da senadora e em outras dependências da Casa.

 

Antes mesmo da posse da senadora, em fevereiro de 2019, o Senado já havia concluído a maior parte dessas adaptações. No Plenário, no lugar destinado à senadora eleita, a cadeira fixa foi retirada, para que ela pudesse ter acesso à bancada com a cadeira de rodas. Uma estrutura de madeira foi colocada para acomodar, em uma altura confortável para a operação, o laptop que permite a votação por movimento de cabeça. 

 

Uma rampa também foi construída para permitir a Mara Gabrilli e a qualquer senador com dificuldade de se locomover o acesso à tribuna para fazer pronunciamentos. 

 

Em agosto de 2019, mais um avanço na acessibilidade: foi inaugurada uma nova via de acesso à Mesa do Plenário, adaptada para pessoas com deficiência. Como o Palácio do Congresso Nacional é tombado, a obra levou mais tempo que as demais porque precisou ser licenciada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

 

Inclusão

 

Além dessas mudanças específicas, o Senado já contava antes da eleição de Mara com várias alterações no prédio principal e nos anexos da Casa feitas ao longo dos anos dentro do Plano de Acessibilidade para promover a acessibilidade e a inclusão de pessoas com deficiência. Entre essas obras estão adaptações nos banheiros públicos e calçadas e construção e correção de rampas.

 

Estas são as primeiras eleições de nível federal a contar com dados sobre candidatos com deficiência. Os dados são dinâmicos e podem variar com a análise e julgamento das candidaturas. 

 

Candidatos com Deficiência (480)

Física 258 53,75%
Visual 113 23,54%
Auditiva  56 11,67%
Outros  40 8,33%
Autismo 13 2,71%
Fonte: TSE

 

Fonte: Agência Senado

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Polícia

Ação da PM apreende arma, munições e pássaros silvestres na zona rural de Vargem Grande de Soturno

Polícia

89 mortes de pedestres em 2026 preocupa a PRF nas rodovias federais do ES e, acende o sinal de alerta

Polícia

Adolescente foge da PM em moto com sinais de clonagem em Castelo

Polícia

Polícia Civil prende quatro investigados por fraude milionária contra cooperativa de crédito em Marataízes e Cachoeiro

Polícia

Operação conjunta resulta em cinco prisões por furto contra estabelecimento comercial em Santa Maria de Jetibá

Polícia

PM apreende crack e cocaína em carro após denúncia de transporte de drogas na ES-164, em Vargem Alta

Polícia

ES registra menor número de homicídios da série histórica para os sete primeiros meses do ano

Polícia

Homem é preso por descumprimento de medida protetiva em Cachoeiro