domingo,
11 de maio de 2025

Geral

Domingos Martins registra 170 mortes de macacos e cinco resultados são positivos para Febre Amarela

Desde o início deste ano, 170 macacos foram encontrados mortos em Domingos Martins, e cinco amostras dos animais já apontaram resultado positivo para febre amarela. A informação foi confirmada ao jornal online Folha Vitória pela Secretaria Municipal de Saúde, na manhã desta quarta-feira (1º).

Do total, apenas 32 amostras foram enviadas para a Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo (Sesa). Seis amostras de material já estão com resultados prontos, cinco deram positivo para Febre Amarela e uma negativo para a doença. As outras amostras continuam em análise.

De acordo com a secretaria de Domingos Martins, os animais que foram encontrados em decomposição não podem ser analisados, pois não é possível coletar material. Em outros casos, como morte por tiro, também não há envio de material para análise.

Ainda segundo a secretaria municipal, a vacinação cautelar começou no dia 25 de janeiro em Domingos Martins. Com a medida preventiva, 98,8% da população local está vacinada contra Febre Amarela.

Macacos sentinelas

Assim como os humanos, os macacos não transmitem o vírus causador da febre amarela, e esses primatas exercem a importante função de sentinelas, alertando para o surgimento da doença na região, quando encontrados mortos. Nesse sentido, adverte o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lançou uma campanha nacional para alertar que “os macacos devem ser preservados” para ajudar no combate à doença.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Iema acolhe animais apreendidos em operação da CPI de maus-tratos em Domingos Martins

Geral

Procon alerta aposentados e pensionistas do INSS sobre novo golpe do falso ressarcimento

Geral

Homenagem às mães: Conheça a linda história de mãe e filha que se complementam na mesma profissão

Geral

“Maio Amarelo” alerta sobre aumento de mortes no trânsito, e Detran-ES intensifica ações educativas e de fiscalização para um trânsito seguro

Geral

Tribunal de Contas fará auditoria imediata na Câmara de Rio Novo do Sul após denúncia de desvios de verbas públicas

Geral

‘Maio Amarelo’: campanha do Detran|ES convida capixaba a desacelerar no trânsito

Geral

Procon de Cachoeiro orienta sobre suspensão dos serviços da Laser Fast no Brasil

Geral

Que susto! Onça-parda assusta moradores, invade garagem e é capturada pela Polícia Ambiental no Centro de Iconha; veja vídeo