terça-feira,
16 de dezembro de 2025

Geral

EDP descobre furto de energia elétrica em posto de gasolina em Domingos Martins

“O furto de energia é crime e o custo da energia usada irregularmente é parcialmente repassado a todos os usuários da rede”.

Na manhã desta sexta-feira, dia 27, uma equipe técnica da EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, realizou uma inspeção em um posto de gasolina na entrada de Campinho, em Domingos Martins, naregião Serra do Estado, e foi encontrado um desvio na ligação de energia elétrica antes do medidor, caracterizando furto.

Segundo informação da EDP, a Polícia Militar esteve no local e conduziu o proprietário do estabelecimento para a delegacia da cidade. “O furto de energia é crime, previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, que dispõe: “Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: pena de reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa”, informou a EDP.

Segundo ainda a EDP, além do processo criminal, o empresário irá arcar, conforme a regra da Resolução Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica, com a cobrança de toda energia não faturada durante o período da irregularidade e o custo administrativo.

Durante a inspeção, foi constatado que de toda energia consumida só uma parte era paga pelo proprietário do posto.

O furto de energia pode provocar sobrecarga na rede elétrica com prejuízo para a população, que sofre com a falta do fornecimento em suas residências e ruas.

E, ao contrário do que muitos imaginam, o furto de energia elétrica não traz perdas apenas para a Concessionária. Os maiores lesados são os próprios clientes. Como a tarifa abrange também as perdas elétricas, o custo da energia usada irregularmente pelas pessoas que cometem esse crime é parcialmente repassado a todos os usuários da rede.

A EDP pede que a população contribua e denuncie ligações irregulares. Para isso, disponibiliza canais de atendimento, como o Call Center (0800 721 0707), as Agências de Atendimento ao Cliente e o site www.edp.com.br. O sigilo é total e a inspeção é realizada com a máxima urgência.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Ministério Público ajuíza Ação Civil Pública contra Câmara de Anchieta por desproporção de cargos comissionados

Geral

Brasileiro está falando menos de política no WhatsApp, mostra estudo

Geral

Produção animal no ES tem alta no abate de aves e bovinos

Geral

TRE-ES mantém condenação de Gilvan da Federal, obtida pelo MPE, por violência política de gênero

Geral

Governo do Estado regulamenta lei que proíbe fogos de estampido e reforça proteção ambiental e bem-estar social

Geral

Onze municípios, entre eles Alfredo Chaves, Castelo e Iconha, estão há mais de um ano sem registrar homicídios

Geral

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

Geral

Três anos após ataque em escolas, autor deixa internação e vice-governador do Estado reage: ‘Brasil precisa acordar’