quinta-feira,
06 de novembro de 2025

Geral

Empresa de energia orienta sobre os cuidados ao empinar pipas

Até o final do primeiro semestre de 2014, foi registrado um aumento de 44% nas ocorrências de pipas na rede elétrica durante o período de férias escolares

Principalmente no período de férias escolares uma das brincadeiras muito comum entre as crianças é de empinar pipas, mas a atividade pode oferecer riscos e causar transtornos quando o objeto entra em contato com a rede elétrica. Pensando nisso, a EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, reforça as orientações de segurança ao empinar pipas.

Caso a brincadeira não seja praticada de forma segura, além de provocar o desligamento da rede elétrica, com prejuízo às residências, hospitais e, também, em casas de pessoas que necessitam de aparelhos médicos de sobrevivência à vida, a atividade pode causar graves acidentes.

Para se ter uma ideia do aumento de ocorrências na rede elétrica causado pelo contato das pipas no período de férias escolares, neste ano, nos meses janeiro, fevereiro e junho foram registradas 573 ocorrências, contra um total de 319 registros verificados nos meses de março, abril e maio, quando as crianças estão no período letivo. Deste total, na região Sul do Estado foi registrado nos meses de férias escolares 151 ocorrências, sendo que durante o período de aulas escolares foram 81 registros.

“O contato das pipas com a rede elétrica pode causar danos para a população, que sofre com a interrupção do fornecimento de energia para suas residências e vias públicas, além de acidentes que podem acontecer quando o objeto fica preso à rede elétrica e as crianças tentam retirá-lo utilizando materiais condutores, como barras metálicas que, nestes casos, o contato pode oferecer risco de queimaduras graves, sequelas e até morte”, informa o gestor executivo da EDP, João Bosco Queiroz Ferreira.

Em busca de conscientizar a população e alertar crianças e adultos quanto aos perigos de empinar pipas próximo à rede elétrica, a EDP informa alguns cuidados essenciais para a prática da brincadeira, entre elas a escolha de um local descampado e longe da fiação elétrica.

É expressamente proibido invadir as Subestações de Distribuição de Energia da EDP para recuperar pipas. Estes locais são energizados e somente pessoas autorizadas podem ter acesso.Vale lembrar que em caso de qualquer anomalia na rede da distribuidora, os consumidores devem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, por meio do 0800 721 0707, que funciona 24 horas e com ligação gratuita.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

‘Na saúde e na doença’: Casal comemora 65 anos de casamento em Hospital no ES; veja vídeo

Geral

Referência em Vargem Alta, laboratório Biologic comemora 23 anos com campanha especial do Novembro Azul

Geral

Vereador vai pedir CPI para investigar desvio bilionário da OS ‘Mahatma Gandhi’ em Alfredo Chaves

Geral

Governo do Espírito Santo aciona plano de contingência após operação no Rio de Janeiro

Geral

Espírito Santo e Minas Gerais se aproximam por investimento ferroviário

Geral

Ao lado do prefeito Toninho Bitencourt, Casagrande inaugura obras de infraestrutura e anuncia novos investimentos em Marataízes

Geral

CPMI do INSS: prestador de serviços diz que abriu empresas para atender a Conafer

Geral

Caminhoneiro foge após colidir em moto e acaba preso em Vargem Alta