domingo,
06 de julho de 2025

Economia

Encontro reúne produtores de inhame em São Bento de Urânia

Foto: Rael Sérgio/Notícia Capixaba/Seag

Para apresentar os resultados obtidos em pesquisas sobre o inhame e debater a produção do tubérculo no Espírito Santo, será realizado o II Encontro Estadual de Produtores de Inhame na próxima sexta-feira (07), a partir das 9 horas, no Salão Comunitário de São Bento de Urânia, em Alfredo Chaves. O evento vai reunir produtores, pesquisadores, estudantes, técnicos e a comunidade em geral.

 

Na oportunidade será entregue a Identificação Geográfica (IG) do inhame para os municípios que integram a Região São Bento de Urânia (Alfredo Chaves, Marechal Floriano, Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante, Vargem Alta e Castelo). Assim, a região se tornará a capital brasileira da produção do tubérculo.

 

Serão feitas apresentações das pesquisas realizadas pela Embrapa Hortaliças, do diretor executivo da Associação dos Produtores de Inhame São Bento do Espírito Santo (Apisbes), Jandir Gratieri, e palestras de representantes do Ministério da Agricultura.

 

O secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, destacou que a produção de inhame em São Bento de Urânia é referência. “A região é reconhecida nacionalmente com a produção de inhame de qualidade. O Estado produz 80 mil toneladas de inhame e metade vem da região. O Plano Estratégico da Agricultura Capixaba (Pedeag 3) estabeleceu como pilares a sustentabilidade e a agregação de valores aos produtos. E vemos que os produtores de São Bento de Urânia estão nesse caminho”, pontuou Octaciano.

 

Para o gerente de agroecologia e produção vegetal da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Marcus Magalhães, o encontro evidencia as potencialidades do agronegócio capixaba. “O II Encontro Estadual de Produtores de Inhame mostra para a sociedade o grau de diversificação que existe na agricultura do Espírito Santo. O Estado é capaz de ter expertise, qualidade e volume de produção em vários produtos devido à qualificação dos nossos técnicos e arrojo dos nossos produtores. Estamos muito felizes em sermos a capital nacional do inhame”, disse Magalhães.

 

O presidente da Apisbes falou dos objetivos do encontro. “Pretendemos mostrar o resultado dos últimos 20 anos na produção e na pesquisa do inhame, entregar a identificação geográfica e discutir toda organização da cadeia produtiva, desde a pesquisa até o produto final”, contou Gratieri/Foto: Rael Sérgio

O encontro é uma realização da Associação dos Produtores de Inhame São Bento do Espírito Santo e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag); do Ministério da Agricultura; do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); do Rei do Inhame; da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Hortaliças – DF; e das prefeituras de Alfredo Chaves, Marechal Floriano, Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante, Vargem Alta e Castelo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Economia

Efeito Ferraço: Distrito Industrial em Pacotuba abre caminho para novos investimentos em Cachoeiro

Economia

Banco 24 Horas começa a funcionar em Marechal Floriano

Economia

Prefeito em exercício se reúne com empresa que pretende se instalar em Cachoeiro e gerar mais de 200 empregos

Economia

Brasil não é para amadores: Conta de energia elétrica fica mais cara a partir de hoje

Economia

ES registra crescimento na produção de leite, tilápia e mel em 2023

Economia

Entenda porque os carros da Renault são tão requisitados

Economia

Olha ele aí de novo, e quem sofre e você contribuinte: Preço da gasolina e do diesel sobem com novo ICMS

Economia

Inadimplência atinge mais de 1,2 milhão de capixabas – 40,95% da população adulta – e dívidas somam R$ 6,6 bilhões.