quarta-feira,
28 de janeiro de 2026

Geral

Escola Pedro Milaneze em Fruteiras, Vargem Alta poupa água com projeto de captação

A ideia de alunos e professores da escola Municipal Pedro Milaneze Altoé, no distrito de São José de Fruteiras, Vargem Alta, virou um projeto para a economia de água. O sistema de coleta de água custou R$ 4,5 mil e foi custeado pelo Ministério da Educação. A informação é da Rede Gazeta.

O projeto foi aplicado no telhado da unidade de ensino, onde foram instaladas calhas ligadas a canos que levam a água da chuva para a caixa d’água, que tem capacidade para armazenar até cinco mil litros.

“A gente achava difícil por causa do tamanho do custo. Mas depois a gente descobriu que o Ministério da Educação tem o PDD Escola Sustentável, enviamos o programa, e logo o MEC achou bacana e financiou todo o custo”, contou o diretor da escola, Walaci Pizetta.

O sistema foi implantado em agosto de 2014. Desde então, a caixa d’água nunca ficou seca, mesmo com a estiagem. A água da chuva é utilizada, por exemplo, para lavar o corredor do colégio e regar a horta criada no quintal do colégio.

De acordo com o coordenador da escola, Flávio Barbosa, o sistema trouxe uma economia de 15% na conta de água. “Reduziu a conta de água em torno de 15%, além da questão ambiental e da presevação”, disse.

Quem aprendeu a economizar na escola, também aplica o aprendizado em casa. “Diminuir os banhos, deixar a torneira desligada, escovar os dentes com a torneira desligada também. É uma coisa que muda muito a vida de todo mundo e ajuda a todos, não só a gente”, disse a aluna Maísa Vialli.

Horta

reprodução gazeta

Mais de 30 alunos ajudam a cuidar da horta que é irrigada com a água da chuva captada. Eles cultivam alface, repolho, alface, couve e cebolinha.

“É uma coisa que incentiva as pessoas, as outras escolas também. Reaproveita a água da chuva e faz uma coisa que é para ajudar na merenda da escola”, disse a estudante Helen Macarine.

“Eu aprendi muito sobre sustentabilidade, principalmente porque ela é regada com a água da chuva e isso é muito importante. E também as plantas aqui ajudam muito na merenda da nossa escola”, disse o estudante João Mateus Zucolotto.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Casa é interditada em Ibatiba, após queda de eucalipto de 40 metros causar danos estruturais

Geral

Corpo de Bombeiros resgata cachorro em meio a correnteza em Conceição do Castelo

Geral

Incaper vai desenvolver nas montanhas capixabas novas variedades de inhame adaptadas

Geral

Confira o licenciamento 2026 no ES: Detran divulga calendário

Geral

Lei reconhece a ‘Rota Capela das Águas’, em Domingos Martins como rota turística estadual

Geral

Corpo de Bombeiros conclui o trabalho de remoção do corpo da criança e dos escombros em Rio Bananal

Geral

Ministério Público ajuíza ação por uso indevido de veículo oficial da Câmara de Guaçuí

Geral

Após acompanhamento, Tribunal de Contas faz recomendações para que municípios melhorem planejamento da Saúde