terça-feira,
16 de dezembro de 2025

Geral

Escolas de Vargem Alta e D. Martins recebem materiais esportivos feitos por detentos

Ao todo, foram distribuídos kits contendo bolas e redes de futsal, voleibol e handebol, totalizando 200 bolas e 28 redes

Sete escolas estaduais e municipais do interior do Espírito Santo receberam bolas e redes produzidas por internos do sistema prisional capixaba. A doação do material esportivo ocorreu na terça-feira (04). Ao todo, foram distribuídos kits contendo bolas e redes de futsal, voleibol e handebol, totalizando 200 bolas e 28 redes. A ação foi coordenada pela equipe de Projetos Especiais da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).

Foram contempladas as escolas EEFM Afonso Cláudio e EEEFM Maria de Abreu Alvim, em Afonso Cláudio; EEEFM Pedreiras e CMEI Jutta Batista da Silva, em Pedra Azul, Domingos Martins; EEEFM Joaquim Caetano de Paiva e EEEFM Luiz Jouffroy, em Laranja da Terra; além da EMEB João Domingos Fassarela, em Vargem Alta.

As doações das bolas e redes produzidas pelos internos começaram em junho deste ano. Nesse período, foram contempladas 15 escolas e uma instituição social, localizadas em Vila Velha, Vitória, Viana e Cariacica.

A intenção da Sejus é doar o material esportivo às escolas e instituições filantrópicas e sociais, a fim de proporcionar lazer e estimular crianças e adolescentes a desenvolverem a prática de esportes.

“Só temos a agradecer pelas doações. Creio que as bolas contribuirão com o desenvolvimento das atividades esportivas na escola e ajudarão no processo de ressocialização dos detentos”, afirmou a diretora da EEEFM Pedreiras, Elizabeth Drumond Ambrósio Filgueiras.

De acordo com a gerente de Educação e Trabalho da Sejus, Regiane Kieper do Nascimento, a etapa de entrega das bolas é uma fase importante para a ressocialização dos internos que confeccionam os materiais esportivos. “Com as doações, podemos demonstrar à sociedade que o reeducando pode produzir algo e contribuir para a melhoria educacional de muitos alunos da rede pública”, explicou.

Pintando a Liberdade

As bolas e redes foram produzidas pelos internos que participam do projeto ‘Pintando a Liberdade’. A iniciativa existe desde 2010 e busca a ressocialização e a profissionalização dos presos, com a utilização dessa mão de obra para produção de material esportivo.

Hoje, 100 internos, de várias unidades de Vila Velha e Viana, desenvolvem atividades de corte, estampa e costura de bolas, além de confecção de redes. Os internos que trabalham na produção de bolas e redes são remunerados e possuem o benefício de remição de pena, ou seja, a cada três dias trabalhados, um dia da pena a ser cumprida é reduzido.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Ministério Público ajuíza Ação Civil Pública contra Câmara de Anchieta por desproporção de cargos comissionados

Geral

Brasileiro está falando menos de política no WhatsApp, mostra estudo

Geral

Produção animal no ES tem alta no abate de aves e bovinos

Geral

TRE-ES mantém condenação de Gilvan da Federal, obtida pelo MPE, por violência política de gênero

Geral

Governo do Estado regulamenta lei que proíbe fogos de estampido e reforça proteção ambiental e bem-estar social

Geral

Onze municípios, entre eles Alfredo Chaves, Castelo e Iconha, estão há mais de um ano sem registrar homicídios

Geral

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

Geral

Três anos após ataque em escolas, autor deixa internação e vice-governador do Estado reage: ‘Brasil precisa acordar’