sábado,
18 de outubro de 2025

Saúde

Espírito Santo registra mais de 800 casos de Zika Vírus em 2021

Durante a época do ano que antecede o Verão pode ocorrer o início do período epidêmico para as arboviroses urbanas como a dengue, zika e chikungunya. O calor e a água acumulada das chuvas ocasionais, neste período, trazem ao mosquito condições ideais para sua proliferação. Por isso, é muito importante a realização da Mobilização Nacional de Combate ao Aedes aegypti, em que são realizadas vistorias para eliminar possíveis focos do inseto.

 

De acordo com Luciana Medeiros Simonetti, médica-veterinária do Programa de Controle do Vetor do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental (GEVS), a prática de promover a troca de conhecimentos com diferentes públicos e realizar mutirões municipais dentro das residências, prédios e outros espaços públicos e privados, ajuda na prevenção dos casos das doenças.

 

“Vários setores dos municípios devem agir conjuntamente, a fim de promover uma sensibilização da população e uma limpeza adequada das áreas públicas e privadas. Devido ao período de chuvas que ocorre, principalmente no Verão, dá-se a importância de se intensificar o cuidado em controlar os mosquitos, cuidado este que deve acontecer durante todo o ano”, frisou.

 

Segundo Mayra Rodrigues, enfermeira do Programa de Educação em Saúde Ambiental do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental (GEVS), a Secretaria da Saúde (Sesa) vem promovendo reuniões, organizando um corpo técnico de educação em saúde, divulgando campanhas e executando a liberação de materiais educativos para todos os municípios do Estado que os demandem.

 

“Cada município é autônomo para planejar e implementar as atividades. Alguns exemplos de campanhas educativas são: palestras em escolas, igrejas, feiras, vídeos educativos, mutirões de limpeza, passeio ciclístico educativo, entre outros”, explicou.

 

Espírito Santo registra mais de 800 casos de zika em 2021
 

O Espírito Santo registrou de janeiro a outubro deste ano, 860 casos de zika. Os dados podem ser conferidos no boletim semanal divulgado pela equipe do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental, da Secretaria da Saúde (Sesa), nesta sexta-feira (26).

 

O boletim informa ainda a incidência de dengue e chikungunya. Foram confirmados 13.558 e 2.924 casos, respectivamente, no mesmo período.

 

Veja aqui o 46º boletim da dengue

Veja aqui o 46º boletim de zika

Veja aqui o 46º boletim chikungunya

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Saúde

Entre 2024 e 2025, ES contabilizou mais de 12,5 mil mortes por problemas cardiovasculares

Saúde

ES se mantém no ranking nacional de cobertura vacinal da gripe

Saúde

ES registra mais de 24 mil casos e primeira morte por dengue em 2025

Saúde

ES lidera no Brasil tratamento de AVC com menor taxa de mortalidade no SUS

Saúde

Aumento de infecções por rinovírus nas últimas semanas acende alerta no ES

Saúde

Hemoes registra baixa nos estoques de sangue em sua rede no Espírito Santo e pede ajuda à população

Saúde

Saúde inicia envio de SMS para pessoas com 60 anos ou mais que ainda não se vacinaram contra a gripe no ES

Saúde

Cardiopatia congênita: conheça a malformação que afeta 29 mil crianças por ano