O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) irá realizar um debate em Alfredo Chaves nesta quarta-feira (06) sobre a ocorrência da doença da sigatoka negra nas bananeiras. O evento será sediado no auditório da Secretaria Municipal de Educação, às 15h.
Conforme técnicos do Idaf, o Estado irá implantar um sistema de controle da doença e para tanto é fundamental a participação dos produtores rurais para a proteção dos bananais capixabas.
A iniciativa tem a parceria da Secretaria Municipal de Agricultura e do Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper). As inscrições podem ser feitas no local do evento.
Mais informações: 27 3269-2717
Sigatoka-negra
É causada pelo fungo Mycosphaerella fijiensis. A doença foi constatada em fevereiro de 1998, nos Municípios de Tabatinga e Benjamin Constant, região fronteiriça do Brasil com a Colômbia e o Peru. Atualmente encontra-se disseminada em toda a Região Norte do Brasil e no Estado do Mato Grosso.
As principais vias de disseminação têm sido folhas infectadas colocadas entre os cachos ou pencas de banana para prevenir ferimentos, utilização de mudas infectadas ou oriundas de região com histórico da doença e principalmente vento, que carrega os esporos do agente causador a longas distâncias.