terça-feira,
20 de janeiro de 2026

Geral

Estudante de Marechal Floriano é selecionada para o Parlamento Jovem Brasileiro

Notícia Capixaba.

“A política precisa de jovens conscientes, pois se as mentes estiverem fechadas, o futuro do Brasil ficará comprometido”. Essas foram as palavras da aluna Ingrid Schueng, 17 anos, da Escola Estadual Emílio Oscar Hülle, em Marechal Floriano, que teve o seu projeto de lei selecionado, entre 18 ideias inscritas pelo Espírito Santo, no Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). O programa anual da Câmara dos Deputados será realizado de 21 a 26 de setembro, em Brasília.

O projeto de Ingrid aborda a exigência do nível superior de ensino para candidatura a cargos políticos eletivos. A jovem explica os benefícios e o diferencial dessa requisição da graduação superior.

“Precisamos de políticos com visão acadêmica ampliada e que tenham domínio real sobre suas propostas de leis a serem aplicadas no Brasil. Um político bem instruído faz total diferença para a evolução do país, de maneira também a evitar a prática da corrupção, que é uma das grandes problemáticas na politica nacional”, frisou a estudante.

Ingrid revela ainda o que a motivou a elaborar o projeto de lei. “Em épocas de campanhas eleitorais vemos candidatos que se apresentam de maneira informal para nos representar politicamente, que não impõem respeito e seriedade em suas declarações”.

Para a professora Reni Klippel Machado, a participação da aluna é muito importante, pois fortalece ainda mais os conhecimentos e interesse na politica, além de estimular o protagonismo estudantil em ambiente escolar.“O protagonismo juvenil é uma forma superior de educação para a cidadania, não pelo discurso das palavras, mas pelo curso dos acontecimentos. É passar a mensagem da cidadania criando fatos, em que o jovem ocupa uma posição de centralidade”, frisou.

No PJB, alunos do ensino médio, de escolas públicas ou particulares, inscrevem projetos de leis de âmbito nacional que tramitam por comissões e depois são levados ao plenário para que sejam votados, numa simulação do trabalho dos parlamentares.A simulação da rotina dos trabalhos legislativos pretende despertar nos jovens a reflexão crítica da importância da representação política.

Em 2014, destaca-se o número de projetos voltados para a área de educação, (32 dos 78). O recorde de inscrições do programa Parlamento Jovem Brasileiro também foi superado e chegou ao número de 2.079 mil projetos.

Jovens Parlamentares

O Parlamento Jovem Brasileiro, programa realizado pela Câmara dos Deputados, é uma oportunidade para que jovens cidadãos brasileiros possam conhecer e experimentar, durante cinco dias, a jornada de trabalho dos deputados federais. O número de parlamentares jovens por Estado e pelo Distrito Federal é proporcional à bancada de cada unidade da federação na Câmara dos Deputados.

O PJB é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar em Brasília, em que os estudantes tomam posse e atuam como ‘Deputados Jovens’.

A primeira edição do programa aconteceu em 2004. De lá para cá, houve a participação de 690 jovens parlamentares estudantes do ensino médio. Desde 2011, assim como os estudantes do terceiro ano, os do segundo ano também podem participar, além dos alunos que cursam o ensino técnico integrado ao ensino médio.

 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Ministério Público ajuíza ação por uso indevido de veículo oficial da Câmara de Guaçuí

Geral

Após acompanhamento, Tribunal de Contas faz recomendações para que municípios melhorem planejamento da Saúde

Geral

Mais de 7,8 mil condutores têm CNH renovada automaticamente no ES

Geral

Ministério Público ajuíza ações contra a Câmara Municipal de Guaçuí por irregularidades em cargos comissionados

Geral

Nova lei proíbe descontos associativos em benefícios do INSS

Geral

Prefeitos de Venda Nova, Marechal e Domingos Martins participam do lançamento do edital para implantação do ‘Aeroporto das Montanhas Capixabas’

Geral

Capital Nacional do Inhame tem produtor reconhecido em Brasília

Geral

Acidente entre moto e caminhão-baú termina com morte em Vargem Alta