quarta-feira,
14 de janeiro de 2026

Geral

Estudantes de Cachoeiro aprendem técnicas de pintura e desenho em oficina promovida pela BRK Ambiental

Foto: BRK Ambiental

 

Redação

 

Para estimular o compromisso dos jovens com a preservação do patrimônio público e do meio ambiente, a BRK Ambiental realizou no último dia 22 de outubro, no Centro de Treinamento do Estrela do Norte Futebol Clube, uma oficina de arte, cultura e saneamento, envolvendo estudantes da rede pública de ensino de Cachoeiro de Itapemirim. Durante a atividade, os alunos tiveram a oportunidade de aprender técnicas básicas de pintura e de desenho com o artista Raí Bolzan. Entre os ensinamentos, o conceito que envolve a combinação de cores, as cores complementares e análogas e como fazer para as misturas atingirem determinados tons.

 

Como parte do processo, as crianças puderam colocar na tela o aprendizado recebido, tendo como pano de fundo o descarte do lixo. “A maioria criou dois cenários: um limpo e o outro com lixos em locais incorretos, executando bem esse contraste. A arte é uma forma muito interessante de conscientização, uma vez que os jovens tendem a conseguir representar e a fixar melhor os conhecimentos”, avaliou Raí Bolzan.

 

Quem gostou de participar do encontro foi a estudante Micaella Mendes Rodrigues Afonso, de 13 anos. “Eu pintei na tela três montanhas, uma árvore, um lago e uma lixeira por perto. Tudo limpinho, para representar como eu gostaria que fosse”, afirmou a adolescente.

 

Para Kemilly Brisom Guedes, também de 13 anos, a oficina contribuiu para que ela ampliasse o conhecimento sobre o meio ambiente e as questões que envolvem o saneamento, ao mesmo tempo em que trouxe ensinamentos sobre a combinação de cores. “Eu desenhei um rio com um lago limpo e outro sujo. Eles se encontravam, se misturavam e, no final, havia uma água suja. Quando a gente polui, mesmo que tenha um lado limpo, o todo se contamina, ficando sujo e ruim”, comentou.

 

A oficina integrou uma iniciativa do Programa Educomunicação, da BRK Ambiental.  “Com o compromisso de transformar a vida das pessoas e levar saneamento para além do básico, por meio da oficina de arte, cultura e saneamento, reforçamos o nosso compromisso de promover o desenvolvimento sustentável. A arte estimula o pensamento crítico e a criatividade, prende a atenção de crianças e adolescentes para a temática e auxilia no processo de conscientização, alertando e gerando reflexões”, destacou o diretor da BRK Ambiental em Cachoeiro de Itapemirim, Bruno Ravaglia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Após acompanhamento, Tribunal de Contas faz recomendações para que municípios melhorem planejamento da Saúde

Geral

Mais de 7,8 mil condutores têm CNH renovada automaticamente no ES

Geral

Ministério Público ajuíza ações contra a Câmara Municipal de Guaçuí por irregularidades em cargos comissionados

Geral

Nova lei proíbe descontos associativos em benefícios do INSS

Geral

Prefeitos de Venda Nova, Marechal e Domingos Martins participam do lançamento do edital para implantação do ‘Aeroporto das Montanhas Capixabas’

Geral

Capital Nacional do Inhame tem produtor reconhecido em Brasília

Geral

Acidente entre moto e caminhão-baú termina com morte em Vargem Alta

Geral

“Bom exemplo”: Morador que jogar lixo na rua será multado pela Prefeitura de Alfredo Chaves