sexta-feira,
19 de setembro de 2025

Geral

Estudantes de Rio Novo Sul desenvolvem aplicativo para ajudar no enfrentamento à fake news sobre a Covid-19

Foto: Divulgação

 

Redação

 

A pandemia de covid-19 ampliou uma série de desafios, dentre eles uma forte onda de desinformação e fake news relacionadas, principalmente, às medidas de combate e prevenção da doença. Diante deste cenário, um grupo de alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Waldemiro Hemerly, em Rio Novo do Sul (ES), desenvolveu o aplicativo CuidaApp : a saúde na palma da mão . A iniciativa foi premiada na 6ª edição do Desafio Criativos da Escola, organizado pelo programa Criativos da Escola, do Instituto Alana.

 

Após perceberem colegas e familiares reproduzindo informações equivocadas sobre o coronavírus, os alunos decidiram desenvolver um aplicativo que pudesse passar conteúdos cientificamente comprovados de forma clara e segura. Para isso, o grupo realizou pesquisas e conversou com farmacêuticos, agentes de saúde e médicos da cidade.

 

Durante essas conversas, eles notaram a possibilidade de relacionar a pandemia aos conteúdos trabalhados dentro de disciplinas acadêmicas, como química, biologia e física, além de desenvolverem um questionário voltado aos colegas de classe. Com a ajuda de um desenvolvedor, eles organizaram todo o conteúdo coletado e construíram um aplicativo para ser acessado por meio de qualquer navegador da internet.

 

Na ferramenta, os estudantes incluíram vídeos de entrevistas com especialistas na área de saúde e com diretores de escolas locais sobre a volta às aulas e a pandemia. Também foram incluídos textos com informações detalhadas sobre o coronavírus e um quiz sobre os processos químicos e biológicos que foram pesquisados durante o desenvolvimento da plataforma. O aplicativo teve muito sucesso entre a comunidade e passou a ser utilizado diariamente pela população do município. Clique aqui e confira mais informações sobre o grupo .

 

Sobre o Instituto Alana

 

O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão "honrar a criança".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Câmara aprova regime de urgência para projeto sobre anistia

Geral

Tagliaferro afirma na CCJ que havia um monitoramento das redes sociais da “direita” nas eleições de 2022

Geral

Tribunal de Justiça faz alerta sobre tentativa de golpe em vários municípios, entre eles, Domingos Martins, Marataízes e Cachoeiro

Geral

Teleconsultas ampliadas com novas salas em Pedra Azul e Paraju

Geral

Justiça condena ex-servidor e ex-presidente da Câmara de Rio Novo do Sul

Geral

Espírito Santo é reconhecido novamente por Nota A+ do Tesouro Nacional

Geral

Saúde de Marechal Floriano vira referência na Região Serrana

Geral

Exportação de cafés especiais do Brasil aos EUA despenca com tarifaço