sábado,
03 de maio de 2025

Meio Ambiente

Estudo do Incaper apresenta análise sazonal de mariposas em remanescente de Mata Atlântica no Estado do Espírito Santo

Foto: Pesquisadores David Martins e Paulo Sérgio Ferreira.

 

Redação

 

O monitoramento de uma família de mariposas de médio a grande porte com coloração diversificada, frequentemente utilizadas para avaliar ambientes naturais, foi tema de um estudo realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e diversas instituições parceiras.

 

As mariposas são da família Saturniidae da Ordem Lepidoptera, que compõem a segunda maior diversidade de espécies de insetos do planeta e são encontrados em quase todas as regiões do mundo, principalmente em locais tropicais. A fase larval dos saturnídeos se alimentam de folhas de diversas plantas – árvores nativas ou frutíferas.

 

A pesquisa ocorreu nos remanescentes de Mata Atlântica, em uma reserva em Linhares, no litoral norte do Estado. Foram avaliados mais de 1400 espécimes de 30 gêneros e 48 espécies, duraram seis anos, com amostragens que exploraram as diferenças de riqueza e abundância das espécies expostas à temperatura e precipitação em diferentes estações, ou a sazonalidade da região.

 

Dentre os insetos que são utilizados como bioindicadores dos ecossistemas, vale lembrar que as mariposas dessa família são conhecidas por sua baixa resistência e forte resiliência, apesar das variações de abundância e diversidade ao longo dos anos, como mostra nos resultados apontados.

 

Os detalhes desse estudo podem ser encontrados em um artigo, publicado na Revista Chilena de Entomología e acessível no site da biblioteca Rui Tendinha por meio do link:

https://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/bitstream/item/4091/1/Seasonal-analysis-of-Saturniidae-martins.pdf

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Meio Ambiente

Aproveite o calor de fevereiro nas cachoeiras de Alfredo Chaves

Meio Ambiente

Espírito Santo não registra desmatamento e queimadas ilegais nos últimos 12 dias, aponta sistema

Meio Ambiente

Seis novas espécies de insetos são descobertas no Espírito Santo

Meio Ambiente

Ação de coleta do Parque Estadual Pedra Azul recolhe 250 quilos de lixo na Rota do Lagarto

Meio Ambiente

Trabalho da BRK evita que mais de 18 milhões de litros de esgoto sejam despejados no rio e nos córregos de Cachoeiro em 2023

Meio Ambiente

Marechal dá bom exemplo em gestão ambiental na Região Serrana: Prefeitura inicia licenciamento ambiental através de sistema online

Meio Ambiente

‘Fruta-do-imperador’: árvore rara e ameaçada de extinção é encontrada na Reserva Biológica Duas Bocas

Meio Ambiente

Queima controlada está proibida devido ao clima seco no ES