quarta-feira,
17 de dezembro de 2025

Polícia

Executivo quer criar polícia penal no ES

 Foto: Tati Beling/Arquivo Ales

 

Redação

 

O governo do Estado encaminhou para a Assembleia Legislativa (Ales) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 7/2021, que modifica a Constituição Estadual para instituir a Polícia Penal, encarregada da segurança dos estabelecimentos penais capixabas. Por ter o mesmo propósito, a iniciativa foi juntada à PEC 32/2019

Segundo a mensagem governamental, a PEC tem a finalidade de estabelecer consonância com a Lei Federal 13.675/2018, que determina as diretrizes da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS), e com as alterações feitas na Constituição Federal (CF), que criaram a figura da polícia penal. “Vão prestar, dentre outros, serviços públicos essenciais de custódia e vigilância de presos”, ressalta Renato Casagrande (PSB).

A proposição inclui a nova categoria entre os órgãos da administração pública responsáveis pela segurança pública e reforça a subordinação das forças ao chefe do Executivo estadual e vinculação à Secretaria de Estado que cuida do sistema prisional. Tanto o Estatuto quanto a Lei Orgânica dos policiais penais só poderão ser objeto por meio de lei complementar.

Outro ponto da matéria deixa claro que o exercício do cargo de policial penal é privativo de servidor de carreira, recrutado exclusivamente por concurso público de provas ou de provas e títulos. Além disso, que vai ocorrer a transformação do atual cargo de inspetor penitenciário para esse novo.

De acordo com o portal da Transparência do governo do Estado, atualmente estão ativos 3.255 inspetores penitenciários na Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). Desses, 1.921 são efetivos e outros 1.334 são de designação temporária (DTs).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Polícia

Polícia prende suspeito reincidente por estupro de vulnerável no sul do ES

Polícia

Polícia Federal deflagra operação contra servidora suspeita de fraude no INSS no ES

Polícia

Polícia Militar localiza e apreende drogas em terreno baldio em Marechal Floriano

Polícia

Polícia Civil indicia homem que tentou matar companheira com golpes de frigideira no Centro de Castelo

Polícia

Força Tática apreende drogas e prende traficantes em Cachoeiro de Itapemirim

Polícia

Polícia Civil recupera mais de R$ 7 mil em fraude do ‘falso advogado’ em Venda Nova

Polícia

Polícia Civil conclui investigação sobre furto de quadriciclo avaliado em R$ 75 mil em Venda Nova

Polícia

Polícia Federal deflagra série de operações de combate ao abuso sexual infantojuvenil em Cachoeiro, Marataízes e Itapemirim