segunda-feira,
22 de dezembro de 2025

Geral

Falta de chuva faz prefeito decretar situação de emergência em Vargem Alta

A decisão foi tomada na manhã desta treça feira (27), após o prefeito Bosquinho se reunir com técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, INCAPER, IDAF, Defesa Civil e SAAE para avaliar os riscos e os prejuízos causados pelo longo período de estiagem no município.

“Não basta simplesmente publicar o decreto, precisamos estabelecer ações para diminuir os impactos desta situação. Por isso, convidei os órgãos competentes para, acima de tudo, estudarmos o que pode ser realizado para atingir esse objetivo. Até a próxima quinta-feira serão feitos todos os levantamentos necessários para que o decreto possa ser publicado”, enfatizou o Bosquinho.

Segundo dados do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – INCAPER, não chove significativamente (acima de 5mm), no município, há mais de 30 dias.

A agricultura é um dos setores mais afetados pela escassez de água. “Sem chuva, além da necessidade de irrigação, a maioria dos produtores não puderam realizar procedimentos como adubação de lavouras e aplicação de outros controles, comprometendo diretamente a colheita nessas propriedades”, afirmou o engenheiro agrônomo do INCAPER, Marcelo de Mello Lobato.

Abastecimento de água

Sem chuva, os reservatórios de água do Município estão trabalhando com menos de 60% de sua capacidade, fator que preocupa o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Vargem Alta – SAAE, o qual emitiu um alerta, na última semana, para que a população evite desperdício.

O Prefeito Bosquinho convidará representantes da sociedade civil para uma reunião na próxima sexta-feira, para apresentar o levantamento dos impactos e discutir as ações que serão realizadas, tendo em vista a situação de emergência.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Capital Nacional do Inhame tem produtor reconhecido em Brasília

Geral

Acidente entre moto e caminhão-baú termina com morte em Vargem Alta

Geral

“Bom exemplo”: Morador que jogar lixo na rua será multado pela Prefeitura de Alfredo Chaves

Geral

Natal deve movimentar R$ 1,57 bilhão em vendas no comércio capixaba

Geral

Operação da Polícia Federal investiga ataque hacker que desviou R$ 4,5 milhões para correntistas no ES

Geral

PM com sinais de embriaguez invade contramão, bate de frente com moto e piloto morre em Cachoeiro

Geral

Ministério Público ajuíza Ação Civil Pública contra Câmara de Anchieta por desproporção de cargos comissionados

Geral

Brasileiro está falando menos de política no WhatsApp, mostra estudo