quinta-feira,
24 de setembro de 2026

Geral

Famílias martinenses celebram raízes alemãs

Janeiro é mês de celebrar a chegada dos primeiros alemães ao território de nosso município e relembrar tradições e costumes que carregamos até hoje. Você sabe quais foram as primeiras famílias a chegarem aqui?

Os colonos foram subindo as margens do Rio Jucu Braço Norte e se instalaram, em 27 de janeiro de 1847, na Serra da Boa Vista. Eram 39 famílias sendo 16 Evangélico-Luteranas e 23 Católicas, totalizando 163 pessoas. (Por isso, a Sommerfest acontece no fim de janeiro).

A família Rhein foi uma das primeiras a construir uma vida por aqui, depois da chegada no imigrante Peter. Carregando como herança o sobrenome dos primeiros colonizadores, senhor Emílio e sua filha Catharina vivem em Santa Isabel e contam um pouco do histórico. “O Peter era meu bisavô. É um grande orgulho. O nome de sua esposa era Catharina, nome que foi passado para minha filha. Mantemos algumas tradições, principalmente as gastronômicas”, diz Emílio.

Veja as primeiras famílias que chegaram em Domingos Martins

Bastian;Bohn;Chall;Christ;Degen;Effgen;Faller;Feiper;Flotinger;Franz;Gerhardt;Gilles;Hand;Ludwig;Marx;Mildenberger;Morjer;Rhein;Schmidt;Schneider;Stein;Stumm;Trarbach;Trenkbluth;Velten;Wahler e Waiandt.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Atenção, motoristas! Detran alerta para golpes na hora de pagar taxas e multas

Geral

Tereza Eleonora Mauro comemora um século de vida em Castelo

Geral

Atenção prefeituras! Prazo final para envio dos dados do Sinisa se encerra nesta quinta-feira (3)

Geral

Pesquisa do Real Time Big Data diz que Ricardo chega a 47% na preferência dos capixabas e vence em todos os cenários de 1º e 2º turnos

Geral

Ministério Público determina que a Prefeitura de Domingos Martins adote medidas urgentes para proteger animais em canil

Geral

Tribunal de Contas faz recomendações para que municípios do nordeste capixaba melhorem as ações de enfrentamento à pobreza

Geral

Corpos dos irmãos Gérson Peterle e Itamar Peterle, que morreram após o naufrágio de uma embarcação no Pará, chegam nesta quinta (13) em São Bento de Urânia

Geral

‘Auxílio-alimentação, em Marechal Floriano’: Prefeitura se manifesta sobre paralisação dos servidores

plugins premium WordPress