quinta-feira,
18 de setembro de 2025

Geral

Fiscalização de barragens é intensificada nos municípios de Alfredo Chaves, Domingos Martins e Afonso Cláudio

Redação.

O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) intensificou a fiscalização em usinas hidrelétricas e barragens nos municípios da Região Serrana do Estado. O objetivo da ação é prevenir acidentes. A Unidade planeja vistoriar todos os barramentos com volume de água acima de 10 mil metros cúbicos existentes ou em construção na região antes do aumento das chuvas no estado, historicamente previstos para mês de março.

Acidentes com o rompimento de barragens tem ocorrido em vários pontos do Brasil. Visando evitar estas ocorrências, foram fiscalizadas na última sexta-feira (19) as instalações da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) São Joaquim, em Alfredo Chaves, onde a equipe verificou junto aos funcionários que as licenças e alvarás se encontram dentro do prazo de validade. A estrutura da barragem se mantém sólida, sem fissuras ou rachaduras. O mesmo foi realizado na PCH de São Pedro, na localidade de Panelas, em Domingos Martins, que foi fiscalizada em janeiro e também não apresenta nenhuma irregularidade.

De acordo com a Polícia Militar Ambiental, em vistoria realizada na localidade de Alta Lagoa, zona rural de Afonso Cláudio, a Polícia Ambiental paralisou a construção de uma barragem. O espelho d’agua cobre uma área total de 6.200 m², tendo 60 metros de comprimento. A obra foi realizada sem autorização do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espirito Santo (IDAF).

barragem afonso claudio 2

 

Segundo os militares, o infrator, um homem de 30 anos, é reincidente na prática de crimes contra o meio ambiente, e responderá por realizar obra potencialmente poluidora sem autorização dos órgãos ambientais.

“Até a realização das adequações este barramento não poderá receber nenhum novo incremento hídrico. A pena prevista para quem realiza este tipo de intervenção sem licença é a de detenção de um a seis meses e multa, além do pagamento dos danos oriundos da intervenção”, informou o Batalhão de Polícia Militar Ambiental.

A Região Serrana foi escolhida como foco da ação por concentrar rios caudalosos e que apresentam declividade acentuada. A Polícia Ambiental informa ainda que as próximas ações ocorrerão nos municípios de Domingos Martins, Alfredo Chaves, Afonso Cláudio, Venda Nova do Imigrante e Brejetuba. Serão verificadas obras consolidadas e as que estiverem em construção.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Câmara aprova regime de urgência para projeto sobre anistia

Geral

Tagliaferro afirma na CCJ que havia um monitoramento das redes sociais da “direita” nas eleições de 2022

Geral

Tribunal de Justiça faz alerta sobre tentativa de golpe em vários municípios, entre eles, Domingos Martins, Marataízes e Cachoeiro

Geral

Teleconsultas ampliadas com novas salas em Pedra Azul e Paraju

Geral

Justiça condena ex-servidor e ex-presidente da Câmara de Rio Novo do Sul

Geral

Espírito Santo é reconhecido novamente por Nota A+ do Tesouro Nacional

Geral

Saúde de Marechal Floriano vira referência na Região Serrana

Geral

Exportação de cafés especiais do Brasil aos EUA despenca com tarifaço