terça-feira,
23 de dezembro de 2025

Geral

Governo e moradores de Pedra Azul debatem ações para resolver degradação ambiental

Em reunião realizada nesta sexta-feira no Palácio da Fonte Grande, representantes de órgãos públicos estaduais e de Domingos Martins, além de moradores e representantes de associações do município, foram debatidos problemas e soluções para a região de Pedra Azul e Forno Grande, parques que poderão se tornar patrimônio natural da humanidade.

O debate foi proposto depois que uma associação da região, a Agência Pedra Azul, fez um relatório com denúncias sobre ocupações irregulares de áreas de proteção ambiental e próximas a rodovias, escoamento de esgoto em rios e nascentes e a favelização crescente nas proximidades do parque.

Participaram do encontro as secretárias estadual de Meio Ambiente, Diane Rangel, e de Turismo, Diomedes Caliman, o prefeito de Domingos Martins, Luiz Carlos Prezoti Rocha, o secretário municipal de Meio Ambiente, Sérgio Trarbach, e representantes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, IEMA, Incaper, CREA, Escelsa e Cesan. O objetivo foi estabelecer projetos para reduzir às ameaças à natureza sem abrir mão do crescimento da população local.

De quem são os problemas?

A reunião serviu para definir o que é de responsabilidade de cada órgão e o que pode ser feito por cada um deles para resolver os problemas. A apropriação irregular e a instalação de condomínios irregulares são, segundo a secretária, de responsabilidade do INCRA em conjunto com a Prefeitura de Domingos Martins.

Já a questão da favelização a solução virá de uma conjunção de esforços da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, aliada à Cesan, Escelsa e todas as instâncias de governo: municipal, estadual e federal.

Conscientização popular é fundamental

“Informar e concertar, com c”. Essa frase é uma constante no discurso do presidente da Agência Viva Pedra Azul, referindo-se à organização das forças para resolver os problemas do distrito e promover o crescimento da região como um todo.

Fernanda Panzola, moradora do distrito, ressaltou que é preciso explicar à população tudo o que as mudanças irão trazer de bom e acalmar as pessoas quanto à questão da desapropriação. “Todos são enfáticos em dizer que não abrirão caminhos para os ‘forasteiros’. É preciso esclarecer que quem chegar virá para somar”, afirmou.

A Secretaria estuda ações para divulgar as políticas de governança do local, como parte das providências que precisam ser tomadas para garantir a candidatura dos parques de Pedra Azul e Forno Grande como patrimônio natural da humanidade. “Precisamos assegurar um índice de conservação da área e governança territorial, para garantir que não haja degradação”, informou Diane Rangel

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Capital Nacional do Inhame tem produtor reconhecido em Brasília

Geral

Acidente entre moto e caminhão-baú termina com morte em Vargem Alta

Geral

“Bom exemplo”: Morador que jogar lixo na rua será multado pela Prefeitura de Alfredo Chaves

Geral

Natal deve movimentar R$ 1,57 bilhão em vendas no comércio capixaba

Geral

Operação da Polícia Federal investiga ataque hacker que desviou R$ 4,5 milhões para correntistas no ES

Geral

PM com sinais de embriaguez invade contramão, bate de frente com moto e piloto morre em Cachoeiro

Geral

Ministério Público ajuíza Ação Civil Pública contra Câmara de Anchieta por desproporção de cargos comissionados

Geral

Brasileiro está falando menos de política no WhatsApp, mostra estudo