terça-feira,
01 de julho de 2025

Religião

Habemus Papam: Fumaça branca sai da Capela Sistina

Redação

A Igreja Católica tem um novo Papa. A fumaça branca na Capela Sistina apareceu há pouco, por volta de 13h05, pelo horário de Brasília, indicando que os cardeais reunidos em conclave chegaram a uma decisão.

Além da fumaça branca, o repicar dos sinos confirma este sinal e o Papa eleito se prepara para sua primeira aparição pública, na sacada da Basílica de São Pedro. Milhares de fiéis aguardam, na Praça São Pedro, o anúncio oficial feito pelo cardeal protodiácono, Dominique Mamberti: “Habemus papam”.

Antes de aparecer na sacada, o Papa eleito responde duas perguntas: “Acceptasne eletionem de te canonice factam in Summum Pontificem?” (aceitas a tua eleição, canonicamente feita, para Sumo Pontífice?) e “Quo nomine vis vocari?” (Como queres ser chamado?), como o último ato formal do Conclave. Cada cardeal presta, então, sua homenagem e obediência ao novo Papa.

Depois desse momento, e antes de aparecer na sacada da Basílica de São Pedro, o novo Papa se dirige à sacristia da Capela Sistina, conhecida como ”Sala das Lágrimas” onde veste as roupas próprias. Esse é o momento em que ele irá se recolher em oração por alguns minutos, antes de se apresentar aos fiéis.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Religião

Festa de São João Batista em Jaciguá chega ao seu grande dia nesta terça-feira (24)

Religião

Em Castelo, celebração de Corpus Christi reúne milhares de fiéis

Religião

Conheça a história da Paróquia São João Batista de Jaciguá

Religião

Corpus Christi de Castelo consumirá 70 toneladas de material

Religião

Irmã Vicência: Conheça a idealizadora da Festa de Corpus Christi em Castelo

Religião

Novidade: Novena inicia a preparação para Festa de Corpus Christi de Castelo

Religião

TLC realiza sua 6ª edição em Jaciguá com foco na formação de jovens líderes cristãos

Religião

Festival Adorai Jesus reúne milhares de pessoas em Cachoeiro