quarta-feira,
28 de janeiro de 2026

Geral

Idaf participa de ação do projeto Recanto Feliz em Domingos Martins

Notícia Capixaba.

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) participou nessa quinta-feira (20) do encontro de apresentação do projeto Recanto Feliz, do Instituto Brasileiro do Mar e Desenvolvimento Social (Ibramar). A reunião foi realizada no distrito de Ponto Alto, em Domingos Martins, e contou com a presença do prefeito local, Luiz Carlos Prezoti Rocha, vereadores do município e representantes da Petrobras, patrocinadora do projeto.

Na ocasião, o técnico do Instituto, Carlos Henrique Bernardes, falou aos participantes sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), exigido para todos os imóveis rurais pelo novo Código Florestal. “O CAR é um importante instrumento para mapeamento do uso de solo do município, possibilitando a implementação de ações pontuais de acordo com as características da região. Além disso, o cadastro será requisito para alguns procedimentos, como autorização para exploração florestal, licenciamento, entre outros. A partir de 2017, o acesso ao crédito rural somente será possível para aqueles que estiverem devidamente inscritos no CAR”, explica o técnico do Idaf.

Recanto Feliz

O projeto Recanto Feliz prevê a recuperação de áreas degradadas por meio de reflorestamento e conservação dos recursos naturais em Área de Preservação Permanente (APP), na microbacia Alto Paraju Oeste.

Segundo o chefe do Idaf em Domingos Martins, José Adinan Souza, o Instituto tem desenvolvido um trabalho de parceria com o Ibramar para orientação dos produtores atendidos pelo projeto com relação às adequações ambientais exigidas pela legislação. “Além do respaldo técnico, também temos feito um trabalho de educação ambiental com a realização de palestras. O Ibramar realizará um estudo para ampliar sua área de atuação e, assim, poderemos levar orientação às escolas e outras localidades da região. Nosso objetivo é manter os produtores devidamente informados sobre o que está previsto na legislação para evitarmos ao máximo a ocorrência de infrações”, diz Adinan.

Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação/Idaf.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Casa é interditada em Ibatiba, após queda de eucalipto de 40 metros causar danos estruturais

Geral

Corpo de Bombeiros resgata cachorro em meio a correnteza em Conceição do Castelo

Geral

Incaper vai desenvolver nas montanhas capixabas novas variedades de inhame adaptadas

Geral

Confira o licenciamento 2026 no ES: Detran divulga calendário

Geral

Lei reconhece a ‘Rota Capela das Águas’, em Domingos Martins como rota turística estadual

Geral

Corpo de Bombeiros conclui o trabalho de remoção do corpo da criança e dos escombros em Rio Bananal

Geral

Ministério Público ajuíza ação por uso indevido de veículo oficial da Câmara de Guaçuí

Geral

Após acompanhamento, Tribunal de Contas faz recomendações para que municípios melhorem planejamento da Saúde