segunda-feira,
15 de setembro de 2025

Política

Impacto das chuvas em Marechal Floriano é tema de debate na Câmara

Fotos: Cícero Modolo/CMMF

 

Eduardo Antunes

 

A noite desta quinta (15) foi movimentada no Plenário Pedro Schunk, onde os vereadores de Marechal Floriano se reuniram na última Sessão Ordinária do ano. Com a pauta do dia cheia, os parlamentares votaram as proposições e derrubaram vetos do chefe do Executivo.

 

Em clima de final de ano e, em meio a resolução de transtornos causados pelos impactos das fortes chuvas, que afetaram a estrutura viária e colocam em risco residências situadas em áreas de risco, os vereadores utilizaram a Tribuna da Casa para buscar solução para estas e outras demandas consideradas urgentes pela comunidade.

 

Felipe Del Puppo (Rede)

 

Felipe Del Puppo (Rede) solicitou melhorias para a Vila Miguel Souza, em Santa Maria, como iluminação pública, construção de bueiros, pavimentação, além de outros pedidos, recebidos junto aos moradores da localidade. O vereador também convidou a todos para participarem de um abaixo-assinado, onde pleiteia ajuda aos estudantes universitários, que pagam transporte até as instituições de ensino.

 

Renato Werneck (PSDB)

 

Renato Werneck (PSDB), em Requerimento, fez o pedido para a realização de dedetização, com vistas a eliminação de ratos, baratas e outras pragas, na sede de Marechal Floriano, o que causa transtornos à população e pode ser vetor de doenças.

 

Abrão Kiffer (PTB)

 

Abrão Kiffer (PTB) busca a melhoria na estrutura da unidade de saúde de Rio Fundo, com melhor abrigo para os pacientes, na espera de consultas e de outros serviços prestados naquela unidade. Foram entregues três computadores novos e instalada linha telefônica, informou o petebista, que agradeceu ao Executivo pelo atendimento às suas demandas.

 

Natalino Bianqui (PRTB)

 

Natalino Bianqui (PRTB) falou sobre a situação de pessoas, que continuam sem poder se deslocar, devido a queda de barreiras, que ainda não foram removidas em estradas vicinais. Sobre o mesmo problema, o parlamentar abordou sobre a necessidade da rede de escoamento de águas pluviais no bairro Jarbinhas. Bianqui pontuou que, sem nenhuma captação de água, aumenta o risco nas encostas. Em sua fala, ainda apontou a falta de acessibilidade no cemitério, durante o tempo chuvoso.

 

Navar Boeno (PSB)

 

Navar Boeno (PSB) fez solicitação para o cascalhamento de vias de acesso a diversos empreendimentos, situados às margens da Rodovia BR-262, na localidade conhecida como ‘Reta dos Kieffer’. O socialista também indicou a necessidade urgente de reparo no sistema de drenagem das águas pluviais, na Avenida Arthur Haese, próximo ao atacarejo, no centro da cidade.

 

Dório Braun (Rede)

 

Dório Braun (Rede) abordou sobre a importância de sua atuação legislativa, com experiências, também, em nível nacional. Braun fez dois pedidos, para que o Executivo coloque à disposição, trabalhador braçal, que realize os serviços de conservação nas estradas principais, que ligam o interior do município. A outra demanda levantada pelo vereador é sobre a regulamentação do alvará de concessão dos taxistas.

 

Maylson Littig (PSB)

 

Maylson Littig (PSB) elogiou o trabalho das equipes que estão atuando na recuperação das estradas afetadas pelas fortes chuvas. Em reflexão sobre o fim de ano, o socialista afirmou desejar mais tolerância no próximo ano e afirmou que, nesta data, pensa na fartura de alguns, ao momento em que há crianças sem alimentos de primeira necessidade, para uma alimentação completa.

 

Cezinha Ronchi (PSDB)

 

Cezinha Ronchi (PSDB) deu destaque a conquista do Prêmio Inoves, de gestão pública, em nível estadual. A iniciativa ‘Biblioteca Viva', da Câmara Municipal de Marechal Floriano, foi a vencedora na categoria projeto em desenvolvimento. O presidente destacou que, em 15 anos de Inoves, o Legislativo florianense foi a segunda Câmara a receber a premiação. Em outra categoria, a Casa ficou em segundo lugar, tendo como vencedora, iniciativa do Ministério Público estadual.

 

Ronchi reclamou sobre a falta de abrigo, no ponto de ônibus na comunidade de Araguaya, já solicitado por outros vereadores. O tucano lembrou que é cobrado pela comunidade e sugeriu convocar o secretariado a prestar contas de sua gestão. Além deste, o vereador citou outras comunidades que solicitou, junto aos colegas, abrigo para os pontos de ônibus e aguarda, da mesma forma, por resposta do Poder Executivo.

 

Durante a votação, além de aprovadas proposições, foram derrubados diversos vetos do Executivo, todos por unanimidade, como o veto do prefeito, a décima terceira parcela de vale alimentação aos servidores da prefeitura.

 

A íntegra das votações, discursos e debates na Casa, pode ser acompanhada através do link abaixo:

(24127) 24ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Marechal Floriano – 2022 – YouTube

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Política

Senado pode votar pena maior a quem fornece droga ou bebida a menor de 18

Política

Assista ao vivo à terceira sessão do julgamento de Bolsonaro

Política

Alfredo Chaves e mais cinco municípios capixabas recebem recomendação do MPF sobre o piso salarial dos professores

Política

Mais de 3 mil pessoas se inscreveram para acompanhar julgamento de Bolsonaro

Política

CSP quer ouvir Tagliaferro e auxiliares de Alexandre de Moraes

Política

Alfredo Chaves dá início a uma nova era com a gestão do jovem prefeito: Em oito meses de gestão Hugo Luiz transforma a administração pública com transparência, diálogo e inovação

Política

“Promessa feita é promessa cumprida”, diz Lidiney Gobbi na inauguração da sala de raio x, em Marechal Floriano

Política

Prefeito Ferraço apoia proposta inovadora de sistema de custos na gestão pública