sábado,
03 de maio de 2025

Religião

Iniciados preparativos para o Grito dos Excluídos em Cachoeiro

“Neste ano, está prevista a participação de centenas de pessoas”

Redação

Membros de pastorais, de entidades de trabalhadores e de movimentos populares já iniciaram os preparativos para o Grito dos Excluídos do Regional II, marcado para ocorrer no dia 7 de setembro, em Cachoeiro de Itapemirim.

O movimento, que este ao traz o lema “Você tem fome e sede de que?”, terá concentração às 15 horas, com acolhimento, animação e palavras de ordem dos organizadores, em frente à Igreja Nossa Senhora da Consolação, Avenida Jones dos Santos Neves, de onde seguirá em passeata até à Catedral de São Pedro.

Neste ano, está prevista a participação de centenas de pessoas, que desfilarão pela avenida portando fitas verdes e amarelas, grafadas com o símbolo do Grito “Vida em Primeiro Lugar”.

Segundo o Vigário Episcopal para Ação Social da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, Pe. Evaldo Praça Ferreira, o movimento objetiva mobilizar a sociedade, sobretudo os excluídos sociais, para a defesa de seus direitos e maior inclusão social. “O Grito é o marco do trabalho de articulação que acontece ao longo do ano, e que no dia 7 de setembro ganha as ruas como forma de dar maior visibilidade aos nossos protestos”, informa.

Grito dos Excluídos

A proposta do Grito dos Excluídos enquanto manifestação nacional surgiu em 1994, a partir da 2ª Semana Social Brasileira da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), que teve como tema Brasil, alternativas e protagonistas.

Desde então, a manifestação ocorre nacionalmente há 29 anos – envolvendo movimentos sociais, sindical, igrejas, pastorais, entre outras organizações comprometidas com as causas das populações mais vulneráveis, reivindicando direitos aos mais pobres.

A principal razão para a escolha do dia 7 de setembro para a realização do Grito dos Excluídos e Excluídas é fazer um contraponto ao Grito da Independência. Além de questionar os padrões de independência do povo brasileiro, a manifestação busca uma reflexão sobre um Brasil que deve ser mais justo e com oportunidades para todos os cidadãos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Religião

Um milhão de pessoas cruzam ponte, ruas e avenidas por Nossa Senhora da Penha na Romaria dos Homens

Religião

Padre Diocesano de Cachoeiro participa de missa no Vaticano em homenagem ao papa Francisco

Religião

“Conexão imensurável com Nossa Senhora”, declara Adriana Arydes ao emocionar fiéis durante show no Campinho do Convento

Religião

Papa Francisco nomeou seis bispos capixabas durante seu pontificado; veja quem são

Religião

Centenas de casais sobem ao Convento para benção na Festa da Penha

Religião

“Festa da Penha”; a mais tradicional manifestação religiosa do ES

Religião

Retiro de carnaval “Alegra-te” reúne centenas de jovens em Venda Nova

Religião

Moradores e turistas participam de “Missa dos Turistas” em Piúma