O Circuito do Chapéu, localizado em Domingos Martins, a 870 metros de altitude, reúne pousadas, restaurantes e passeios ecológicos. O conjunto de equipamentos turísticos foi criado em 2008 por empreendedores locais. Agora, pode ser reconhecido oficialmente como rota turística estadual, graças ao Projeto de Lei (PL) 184/2025, apresentado pelo deputado Toninho da Emater (PSB).
Para o autor da proposição, o reconhecimento jurídico do circuito terá efeito positivo no município, pois “agregará valor turístico, impulsionando todos os empreendimentos existentes em sua extensão, agregando valor ao fluxo de turismo, através da valorização e aproveitamento da infraestrutura e da diversidade de recursos existentes”, frisa Toninho da Emater.
O deputado ainda avalia que a medida favorece “o fortalecimento e ampliação da produção cultural e gastronômica, transformando o Circuito Turístico do Chapéu em um local rentável e comercialmente viável, ampliando as opções de trabalho e renda na região”.
Análise
O PL começou a tramitar após a leitura em plenário no dia 26 de março e segue para análise nas comissões de Constituição e Justiça, Turismo e Desporto, Cultura e Comunicação Social e de Finanças.