quinta-feira,
18 de setembro de 2025

Geral

Inscrições abertas para Programa de Voluntariado no Parque Estadual Pedra Azul

 

Redação

 

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) está com inscrições abertas para o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação (PVUC), com vagas para o Parque Estadual Pedra Azul, em Domingos Martins. Os voluntários vão apoiar a unidade de conservação por um período, com atividades que envolvem o atendimento ao público, comunicação, educação ambiental e proteção. As inscrições vão até o dia 07 de dezembro.

 

Ao todo, são oito vagas divididas em duas turmas de quatro voluntários: uma vai atuar de 03 a 28 de janeiro de 2022 e a outra de 07 de fevereiro de 2022 a 04 de março de 2022. A carga horária é de 30 horas semanais, com previsão de atividades nos fins de semana. Alguns trabalhos poderão ser realizados em campo, com caminhadas de 2 a 4 quilômetros.

 

Os interessados deverão acessar o formulário de inscrição disponível no site https://iema.es.gov.br/pvuc-programa-de-voluntariado-em-unidades-de-conservacao, preenchê-lo e enviá-lo com o currículo (no máximo duas laudas) para o e-mail pvuciema@gmail.com, com o assunto: “Inscrição Parque Pedra Azul – Turma I” ou “Inscrição Parque Pedra Azul – Turma II”. O resultado será divulgado no dia 09 de dezembro.

 

Podem participar pessoas acima de 18 anos, com alguma experiência em atendimento ao público, sensibilização ambiental, aplicação de questionários, tabulação de dados e geração de gráficos em Excel, além de serviços manuais em geral ou comunicação social.

 

O trabalho voluntário não gera vínculo empregatício ou remuneração, conforme a Lei 9.608/1998 e IN 06/14 do Iema. Os voluntários recebem, como contrapartida da unidade de conservação, transporte saindo de Vitória, Venda Nova do Imigrante ou Domingos Martins até o Parque, alojamento em quarto coletivo com roupa de cama, cobertores e banheiros, cozinha com equipamentos e utensílios para o preparo das refeições, e empréstimo de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), quando necessário.

 

Além disso, os voluntários recebem capacitação sobre a unidade de conservação e atividades que serão realizadas. Há também a emissão de um certificado com carga horária e atividades realizadas. Devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), os voluntários deverão seguir os protocolos de saúde, como uso de máscaras, higienização das mãos, manter distância e não compartilhar objetos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Câmara aprova regime de urgência para projeto sobre anistia

Geral

Tagliaferro afirma na CCJ que havia um monitoramento das redes sociais da “direita” nas eleições de 2022

Geral

Tribunal de Justiça faz alerta sobre tentativa de golpe em vários municípios, entre eles, Domingos Martins, Marataízes e Cachoeiro

Geral

Teleconsultas ampliadas com novas salas em Pedra Azul e Paraju

Geral

Justiça condena ex-servidor e ex-presidente da Câmara de Rio Novo do Sul

Geral

Espírito Santo é reconhecido novamente por Nota A+ do Tesouro Nacional

Geral

Saúde de Marechal Floriano vira referência na Região Serrana

Geral

Exportação de cafés especiais do Brasil aos EUA despenca com tarifaço