domingo,
19 de outubro de 2025

Geral

Irrigação é proibida nos rios Jucu em quatro cidades da Região Serrana, entre elas, Marechal Floriano

Desde o último dia 9, quatro municípios da Região Serrana foram incluídos na lista dos que estão em situação extremamente crítica, em decorrência da seca. Com isto a irrigação nestas cidades fica proibida. O uso da água passa a ser prioritário para o consumo humano e a dessedentação animal.

DSCN3489

As quatro cidades estão às margens dos rios que abastecem a Grande Vitória, o Jucu e o Santa Maria da Vitória. São elas: Domingos Martins, Marechal Floriano, Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina. A resolução 42/2016, da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 9.

O documento cancela os acordos que os comitês municipais tenham feito com os produtores rurais. E lança mão do cenário de alerta vivido pelo Estado, à permanência do período de estiagem e o perigo iminente de desabastecimento nos municípios que integram a Grande Vitória para justificar a decisão.

Os dois rios que abastecem a Grande Vitória – Jucu e o Santa Maria da Vitória – estão com vazões muito abaixo do limite crítico, em um deles ela voltou a cair na última sexta-feira. Os dois já não chegam ao mar. Ficam retidos no entroncamento de pedras que garante volume para a captação de água da Cesan.

De acordo com Roberto Ribeiro, secretário-executivo do Comitê de Bacia do Santa Maria, a situação do manancial é muito crítica. “O volume de água que existe hoje na Represa Rio Bonito garante abastecimento por mais 25 dias”, assinala.

De acordo com a Cesan, responsável pelo abastecimento da Grande Vitória, o setor industrial – Vale e Arcelor –, consome 349.163 m3 (média mensal), cerca de 34% a menos do que o ano passado. A água fornecida para as empresas provém da captação feita pela Cesan nos dois rios.

A empresa adiantou que, diante de um possível racionamento de água para os moradores, “atenderá o que determina a legislação, com prioridade para o abastecimento humano e a dessedentação animal”, informou por intermédio de nota.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Ao lado do prefeito Toninho Bitencourt, Casagrande inaugura obras de infraestrutura e anuncia novos investimentos em Marataízes

Geral

CPMI do INSS: prestador de serviços diz que abriu empresas para atender a Conafer

Geral

Caminhoneiro foge após colidir em moto e acaba preso em Vargem Alta

Geral

Prefeitos de Marechal, Alfredo Chaves e Vargem Alta se reúnem com vice-governador para tratarem do asfaltamento da Rota Vale do Inhame

Geral

Decretada nova prisão preventiva de servidor público da Câmara de Rio Novo do Sul denunciado pelo MPES

Geral

Marechal Floriano é destaque no ‘Índice de Transparência e Governança Pública’

Geral

ES inicia processo para compra emergencial do antídoto do metanol

Geral

Senado aprova texto e imposto sobre herança pode dobrar no ES em 2026