sábado,
13 de dezembro de 2025

Geral

Itapemirim: Requalificação da orla prioriza a valorização do patrimônio natural

 

Redação

 

Uma orla mais acessível, agradável e bela para contemplação, turismo, lazer e a prática esportiva. Isso é que prevê o projeto de requalificação urbanística ao longo da Praia de Itaoca. Entre as intervenções estão melhorias no calçadão, ciclovia e na via principal, que margeia a orla, para maior fluidez no trânsito e segurança de pedestres e banhistas.

 

O conjunto de medidas visa basicamente a valorização do patrimônio natural com a retomada das características paisagísticas originais da praia. No rol de intervenções urbanísticas estão operações na via principal, com a revitalização da sinalização vertical e horizontal, além de adequações no calçadão e ciclovia na praia de Itaoca.

 

Para viabilizar o projeto, a Prefeitura de Itapemirim otimizou os custos operacionais, já que a proposta prevê a utilização de mão de obra própria, com a execução de serviços pontuais, readaptações e preservação ambiental da restinga e das condições naturais da praia.

 

O conceito adotado na requalificação da orla é o do compartilhamento, na qual o banhista, o ciclista e o pedestre terão prioridade. Para isso serão executados uma série de intervenções para melhorar a pavimentação viária, além da substituição do mobiliário urbano, com bancos, lixeiras e uma iluminação de destaque, já em pleno funcionamento com luminárias de Led.

 

Também estão sendo agregados ao projeto de requalificação da orla, as intervenções no píer das marisqueiras, em execução, no píer dos pescadores e também o serviço de aterramento hidráulico para ampliação da faixa de areia a cargo do Governo Estadual, por meio do Departamento de Edificações e de Rodovias (DER-ES).

 

“O novo projeto visa resgatar a identidade natural da praia, com intervenções paisagísticas e urbanísticas para o devido ordenamento e gestão da orla, preservando suas caraterísticas originais e valorizando o nosso patrimônio natural”, enfatiza o prefeito de Itapemirim, Thiago Lopes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Produção animal no ES tem alta no abate de aves e bovinos

Geral

TRE-ES mantém condenação de Gilvan da Federal, obtida pelo MPE, por violência política de gênero

Geral

Governo do Estado regulamenta lei que proíbe fogos de estampido e reforça proteção ambiental e bem-estar social

Geral

Onze municípios, entre eles Alfredo Chaves, Castelo e Iconha, estão há mais de um ano sem registrar homicídios

Geral

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

Geral

Três anos após ataque em escolas, autor deixa internação e vice-governador do Estado reage: ‘Brasil precisa acordar’

Geral

Secretária desmente boatos sobre fechamento de UBSs e destaca reestruturação histórica na Saúde de Cachoeiro

Geral

Congresso derruba vetos de Lula ao licenciamento ambiental