quarta-feira,
22 de outubro de 2025

Polícia

Jornalismo investigativo: Gaeco e MP apuram irregularidades da OS Mahatma Gandhi em Alfredo Chaves

Investigação

Em agosto as investigações foram deflagradas e alguns envolvidos foram presos. Em outubro MP solicitou mais informações ao município para ampliar as investigações. O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de São Paulo e o Ministério Público abriram novas frentes de investigação envolvendo a Organização Social (OS) Mahatma Gandhi, que atuou na área da saúde em Alfredo Chaves entre 2018 e 2025, durante a gestão do ex-prefeito Fernando Videira Lafayette (PSB), o Dr. Fernando.

A apuração teve início em setembro de 2025, quando o Gaeco solicitou, por meio do ofício nº 323/2025, informações à Prefeitura de Alfredo Chaves no âmbito do Procedimento Investigatório Criminal nº 0565.0000057-2021, que trata de possíveis irregularidades em contratos de gestão firmados com a OS.

Segundo documentos analisados pela atual administração, foram encontradas diversas inconsistências e indícios de irregularidades graves, incluindo:     

– Emissão de notas fiscais repetidas e genéricas, usadas para justificar gastos;        

– Despesas sem comprovação e sem relação direta com o contrato;       

– Indícios de superfaturamento e pagamentos indevidos;

– Suspeita de inflamento na folha de pagamento de pessoal.

Atual gestão viu falhas e reincidiu contrato

A atual gestão, liderada pelo prefeito Hugo Luiz, rescindiu o contrato com a Mahatma Gandhi em janeiro de 2025. No entanto, uma decisão liminar obtida pela organização em fevereiro garantiu temporariamente sua permanência na gestão da saúde, situação revertida somente em julho, quando o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) revogou a liminar e confirmou a anulação dos contratos por ilegalidades, conforme o processo nº 5009742-91.2025.8.08.0000.

Em paralelo, o Ministério Público do Trabalho da 17ª Região – Vitória, por meio da procuradora Thais Borges da Silva, notificou o município para se manifestar sobre denúncias trabalhistas apresentadas contra a OS. A Notícia de Fato nº 001655.2025.17.000/3, datada de 20 de outubro, aponta que, mesmo após a rescisão contratual, a Mahatma Gandhi manteve contratos de trabalho ativos de forma irregular, impedindo que profissionais da saúde – como enfermeiros, técnicos e recepcionistas – recebessem seus direitos trabalhistas, como FGTS, seguro-desemprego e aviso prévio.

Investigações contra Mahatma deflagradas em agosto

As investigações do Gaeco e do MPT se somam às ações deflagradas em agosto de 2025, quando foram realizadas operações de busca e apreensão e pedidos de prisão de dirigentes da Mahatma Gandhi em diferentes estados. As medidas refletem o compromisso das instituições em combater práticas de corrupção e garantir a correta aplicação dos recursos públicos.

Em nota, a Prefeitura de Alfredo Chaves reforçou que vem colaborando com todos os órgãos de controle e reafirmou seu compromisso com a transparência e a legalidade. “Desde o início da gestão, temos identificado e denunciado irregularidades herdadas do passado, sempre em respeito ao dinheiro público e à população”, destacou o prefeito Hugo Luiz.

A Redação do portal NC, entrou em contato com a empresa, mas não obteve retorno.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Polícia

Condenado por homicídio qualificado em Alfredo Chaves é preso em Sooretama

Polícia

PRF recupera mais de 1,6 mil veículos no ES nos últimos cinco anos

Polícia

Polícia prende dois suspeitos de matar homem com facada no Morro do Sal, em Vargem Alta

Polícia

PRF prende dois homens com mandados de prisão em aberto em Marechal Floriano

Polícia

Após denúncia PM apreende arma e munições em Marechal Floriano

Polícia

Polícia Civil recupera quase R$ 19 mil obtidos em fraude contra idoso em Venda Nova do Imigrante

Polícia

Acusado de tráfico de drogas é preso com 170 gramas de maconha em Venda Nova 

Polícia

Padrasto é preso acusado de abusar das duas enteadas em Alfredo Chaves