domingo,
25 de maio de 2025

Evento

Jornalista e escritor Maxwell dos Santos lança livro Melanie na Livraria Leitura, em Vila Velha

Foto: Mariana Rangel

 

Redação

 

Em Melanie, o escritor e jornalista Maxwell dos Santos conta a história de Melanie, uma jovem sonhadora da periferia de Vitória que sonha em ser médica e mostra os bastidores da indústria dos cursinhos, no tocante à luta pela aprovação nas carreiras de maior prestígio, como Medicina, Direito e Engenharias.

 

No dia 02 de setembro de 2019, às 19 horas, na Livraria Leitura do Shopping Praia da Costa, em Vila Velha, ocorreu o lançamento da versão física do livro Melanie.

 

O evento contou com a presença do secretário de Educação de Cariacica, José Roberto Martins Aguiar.

 

A obra, que teve sua primeira edição em e-book em 2013, foi reeditada em 2018, revista e ampliada, com prefácio da doutora em Semiologia pela UFRJ, escritora, professora titular do IFES e pesquisadora Andréia Delmaschio, apresentada por Nelson Martinelli Filho, professor do IFES e doutor em Estudos Literários pela UFES e em 2019, ganha uma edição física pela Giostri Editora, de São Paulo.

 

Sinopse

 

O ano é 2007. Melanie, 18 anos, jovem moradora do Bairro da Penha, tem o sonho de ser médica. Ela faz a prova de seleção para o Projeto Universidade para Todos(PUPT), à época, gerido pela Fundação Ceciliano Abel de Almeida.

 

Sua vida é radicalmente transformada quando é atropelada com seu irmão Juninho, sua prima Bárbara e o frentista Carlinhos num posto de gasolina por dois rapazes que estavam participando de um racha. A prima e o irmão morrem, assim como o frentista. Mesmo com esses problemas, ela dá a volta por cima e ainda ganha uma bolsa de estudos no cursinho mais caro da cidade: o Lamarck.

 

Naquele ano, a UFES institui cotas de 40% para alunos de escolas públicas. No texto, o autor mostra a repercussão da medida entre os alunos de escolas públicas, os alunos da rede privada e os donos de cursinhos, que vêem nas cotas uma ameaça aos seus lucros, principalmente nas áreas de Medicina, Direito e Engenharias. Há confronto ideológico entre os alunos das duas redes na UFES e Melanie é vítima de discriminação pelas colegas de cursinho.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Evento

Exposição em Alfredo Chaves vai reunir os cavalos mais premiados do Brasil

Evento

Venda Nova celebra 37 anos de emancipação com grande festa e shows nacionais

Evento

Aniversário de 61 anos de Presidente Kennedy será comemorado com desfile cívico

Evento

Banda Anjos de Resgate se apresenta em Vargem Alta no sábado (22)

Evento

Festa das Canoas completa 115 anos com emoção e fé em Marataízes

Evento

Marataízes se prepara para tradicional ‘Festa das Canoas’

Evento

“Bloquinho da Dona Alzira da Pensão” reúne famílias e amigos em clima de paz e alegria em Marechal

Evento

Marechal Floriano vai reviver suas folias com o retorno do Carnaval