domingo,
04 de maio de 2025

Geral

Kauê tem pesquisa barrada na Justiça Eleitoral por suspeita de fraude, em Piúma

Redação

O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) determinou a suspensão de uma pesquisa eleitoral em Piúma, realizada pela empresa Direta Propaganda e Eventos Ltda. A decisão foi emitida pela juíza eleitoral da 17ª Zona de Anchieta, Dra. Serenuza Marques Chamon, após pedido da coligação “Piúma Cada Vez Melhor”, que alegou irregularidades na coleta e divulgação dos dados.

A coligação afirmou que a pesquisa, registrada sob o número ES-06017/2024, descumpriu normas estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Entre as falhas apontadas estão a ausência de informações detalhadas sobre os bairros visitados, a quantidade de eleitores por idade, gênero e renda, desrespeitando a Resolução TSE 23.600/2019.

O Ministério Público Eleitoral, ao ser consultado, se manifestou favorável à suspensão imediata da divulgação, apoiando o pedido de tutela de urgência. A decisão da Justiça Eleitoral considerou que as falhas encontradas comprometem a transparência do processo eleitoral e podem gerar desequilíbrio na disputa.

A pesquisa, que deveria ter seus resultados divulgados no dia 30 de setembro de 2024, entrevistou 300 pessoas em Piúma e foi contratada pelo portal de notícias Don Oleari, conforme o registro feito no sistema PesqEle. No entanto, segundo a análise judicial, a empresa responsável não forneceu todos os dados exigidos para assegurar a confiabilidade da pesquisa, o que resultou na decisão pela suspensão.

A Justiça estabeleceu uma multa diária de R$ 5.000,00 em caso de descumprimento da ordem, até que a pesquisa seja devidamente complementada com as informações solicitadas.

Agora, a Direta Propaganda e Eventos Ltda. tem um prazo de dois dias para apresentar sua defesa. O caso ainda será analisado pelo Ministério Público Eleitoral, e novos desdobramentos podem ocorrer conforme a investigação avança.

Antes do ocorrido, o próprio jornalista Oswaldo Oleari, responsável pelo portal Don Oleari e contratante da pesquisa, revelou que houve vazamento de um extrato preliminar da pesquisa por outro veículo de imprensa. O conteúdo, ainda incompleto, foi imediatamente explorado pelo grupo de Kauê, que utilizou os números para tentar confundir os eleitores sobre sua competitividade em relação ao atual prefeito, Paulo Cola, que busca a reeleição. De acordo com uma pesquisa oficial (ES-04944/2024) realizada pela X1 Newsdata, Cola lidera com 79% das intenções de voto, enquanto Kauê aparece com 8,8% e Ricardo Nery (PT) com 0,7%. O levantamento também mostrou que 11% dos eleitores estão indecisos ou pretendem votar nulo ou em branco.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Que susto! Onça-parda assusta moradores, invade garagem e é capturada pela Polícia Ambiental no Centro de Iconha; veja vídeo

Geral

Poliana Senna é a nova Miss Universe Cachoeiro de Itapemirim 2025

Geral

Parabólica tradicional sai do ar: saiba como solicitar a nova parabólica digital de graça antes do prazo acabar

Geral

Luto: Morre Ivo Canal, grande liderança de Marechal Floriano

Geral

Procon-ES alerta aposentados sobre descontos indevidos nos benefícios do INSS

Geral

Agostinho Bastianello, idealizador do presépio de Jaciguá, morre aos 96 anos

Geral

Cachorrinho Caramelo Encanta Fiéis Durante Encenação da Paixão de Cristo em Venda Nova

Geral

“Não haverá derrubada de moradias”, esclarece a prefeitura de Marataízes sobre ação no Pontal da Barra