quinta-feira,
22 de janeiro de 2026

Geral

Lei reconhece a ‘Rota Capela das Águas’, em Domingos Martins como rota turística estadual

Redação

Foi publicada no Diário Oficial do Estado (DIO-ES) a Lei 2.743/2026, que reconhece oficialmente a Rota Capela das Águas, localizada no município de Domingos Martins, como rota turística do Estado do Espírito Santo. De autoria do deputado Mazinho dos Anjos (PSDB), a norma foi publicada na última sexta-feira (16). A medida integra o rol de rotas previstas na legislação estadual que fomentam o desenvolvimento turístico e socioeconômico das regiões capixabas.

A nova legislação acrescenta ao Anexo I da Lei 12.017/2023 o reconhecimento da Rota Capela das Águas como de relevante interesse turístico, fortalecendo a política pública estadual voltada à promoção de itinerários turísticos que valorizam as belezas naturais, a cultura local e o potencial econômico das comunidades.

O caminho compreende um trecho vicinal de aproximadamente 7 quilômetros, com início na interseção com a rodovia BR-262 e término na localidade de Capela das Águas, passando pelo distrito de Santa Isabel, em Domingos Martins. O percurso serve de acesso a pousadas, sítios de lazer e imóveis de hospedagem que atraem visitantes em busca de contato com a natureza e atividades ao ar livre, como caminhadas ecológicas, ciclismo e turismo de aventura.

Legislação consolidada

A Lei nº 12.017/2023 consolida a legislação sobre a criação e reconhecimento de rotas turísticas no Espírito Santo, reunindo em seu Anexo I todas as rotas já instituídas pelo Estado. Com a publicação da Lei nº 12.743, a Rota Capela das Águas passa a integrar oficialmente esse marco legal, ampliando as perspectivas de promoção, investimentos e atuação conjunta entre o poder público e a iniciativa privada.

O reconhecimento oficial de rotas turísticas estaduais tem impacto direto no fortalecimento da economia local, especialmente em municípios do interior. Além de potencializar o fluxo de visitantes, a medida cria oportunidades para a promoção de produtos regionais, atividades culturais e experiências turísticas que valorizam a identidade e os recursos naturais das comunidades envolvidas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Corpo de Bombeiros conclui o trabalho de remoção do corpo da criança e dos escombros em Rio Bananal

Geral

Ministério Público ajuíza ação por uso indevido de veículo oficial da Câmara de Guaçuí

Geral

Após acompanhamento, Tribunal de Contas faz recomendações para que municípios melhorem planejamento da Saúde

Geral

Mais de 7,8 mil condutores têm CNH renovada automaticamente no ES

Geral

Ministério Público ajuíza ações contra a Câmara Municipal de Guaçuí por irregularidades em cargos comissionados

Geral

Nova lei proíbe descontos associativos em benefícios do INSS

Geral

Prefeitos de Venda Nova, Marechal e Domingos Martins participam do lançamento do edital para implantação do ‘Aeroporto das Montanhas Capixabas’

Geral

Capital Nacional do Inhame tem produtor reconhecido em Brasília