quinta-feira,
18 de setembro de 2025

Geral

Loteamento clandestino é descoberto em Chapéu, zona rural de Domingos Martins

Portal Notícia Capixaba.

Na tarde desta última sexta-feira (12), após denúncia, uma equipe da Polícia Militar Ambiental (BPMA) constatou a existência de um loteamento clandestino, na localidade de Chapéu, zona rural de Domingos Martins.

Conforme BPMA, uma equipe descobriu a construção de sete platôs próximos uns aos outros. Em um deles já havia uma casa em fase de construção, cujo proprietário é um aposentado de 71 anos, morador em Cariacica.

Segundo o proprietário de um dos lotes autuado, o seu terreno foi adquirido em novembro do ano passado de um cidadão que vendia lotes no local. Ele afirmou não saber que o loteamento era irregular, pois lhe foi garantido que o terreno estava licenciado e receberia toda a documentação pertinente, o que não aconteceu até o presente momento.

O aposentado informou ainda que o homem que vendeu os lotes dividiu a propriedade em várias chácaras com cerca de 2000 m², com promessas de água e energia elétrica instalada. Porém, lhe forneceu apenas um recibo de compra e venda.

Além da irregularidade do empreendimento, alguns platôs foram construídos a menos de 30 metros de um córrego, o que caracteriza uma área de preservação permanente. Em outros pontos houve desmate de vegetação de Mata Atlântica, atividade que depende de autorização do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF).

Todas as obras foram paralisadas e o cidadão, que foi o único encontrado no local, terá que prestar esclarecimentos à justiça. A ocorrência foi encaminhada à delegacia de Domingos Martins para que os outros proprietários também possam ser identificados e autuados.

Alerta.

Loteamentos clandestinos têm sido descobertos frequentemente na região. Muitos corretores se aproveitam da falta de conhecimento das pessoas que não moram na região para vender terrenos irregulares a preços convidativos, como se fossem legalizados.

A Polícia Ambiental orienta que as pessoas que desejam adquirir um terreno na região de Domingos Martins devem obter informações junto à Prefeitura e à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, para verificar se o imóvel de interesse está devidamente registrado e legalizado, sob pena de não conseguirem obter a escritura e ter que responder perante a justiça por crime ambiental.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Câmara aprova regime de urgência para projeto sobre anistia

Geral

Tagliaferro afirma na CCJ que havia um monitoramento das redes sociais da “direita” nas eleições de 2022

Geral

Tribunal de Justiça faz alerta sobre tentativa de golpe em vários municípios, entre eles, Domingos Martins, Marataízes e Cachoeiro

Geral

Teleconsultas ampliadas com novas salas em Pedra Azul e Paraju

Geral

Justiça condena ex-servidor e ex-presidente da Câmara de Rio Novo do Sul

Geral

Espírito Santo é reconhecido novamente por Nota A+ do Tesouro Nacional

Geral

Saúde de Marechal Floriano vira referência na Região Serrana

Geral

Exportação de cafés especiais do Brasil aos EUA despenca com tarifaço