quarta-feira,
06 de agosto de 2025

Agricultura

Marechal Floriano discute melhores técnicas de cultivo e processamento de uvas para vinho e suco

O cultivo de uvas caiu no gosto os produtores rurais de Marechal Floriano e região. E para apresentar as alternativas que oferecem mais viabilidade econômica e as técnicas que devem ser seguidas para a produção de uva, suco e vinho, foi realizado o 5° Dia de Campo da Videira, na Vinícola Gardin Rubert, no distrito de Victor Hugo. A iniciativa foi do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) em parceria com o Senar/Faes e os Sindicatos Rurais de Domingos Martins e Marechal Floriano.

 

O 5° Dia de Campo da Videira, realizado pelo Incaper e parceiros, reuniu cerca de 80 produtores da região – Foto: Incaper

O Dia de Campo contou com mais de 80 participantes vindos de cidades como Castelo, Venda Nova do Imigrante, Alfredo Chaves, Afonso Claudio, Domingos Martins e Guarapari, além, é claro, de Marechal Floriano. “O evento cumpriu totalmente seu objetivo, que é mostrar alternativas para diversificação das propriedades e geração de renda. Houve boa participação de produtores de vários municípios, que querem melhorar sua eficiência no processo produtivo”, disse Cesar Krohling, extensionista do Incaper de Marechal Floriano.

 

Além de Krohling, outros profissionais do Incaper estavam envolvidos em passar informações aos participantes: o também extensionista Ubaldino Saraiva e os pesquisadores Hélcio Costa e Maurício José Fornazier. Eles abordaram principalmente os aspectos relacionados a análise de solo, nutrição e controle fitossanitário.

 

Profissionais da Prefeitura de Domingos Martins e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), abordaram o processo de adequação para regularização da produção de vinho e suco. O produtor rural Sereno José Gardin Rubert apresentou o tema “Processamento da uva da colheita até a produção de vinho”.

 

“A proposta do evento foi justamente mostrar as técnicas que devem ser seguidas, desde a seleção do local de implantação, passando pela escolha do sistema de condução, as variedades, os tratos culturais, como nutrição, poda, desbrota, manejo de pragas e doenças, entre outros. E ainda também tivemos a preocupação de mostrar que na atividade da produção de uva, é possível a industrialização para produção de vinho e suco”, acrescentou Krohling.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Agricultura

Exportadores de café seguem enfrentando dificuldades para consolidar embarques nos portos do Brasil

Agricultura

Santa Maria de Jetibá, Domingos Martins e Venda Nova lideram ranking da produção do morango no ES

Agricultura

Espírito Santo bate recorde histórico em crédito rural e já planeja nova safra

Agricultura

Queijos de Marechal conquista medalhas de prata e bronze, e de D. Martins medalhas de ouro no VIII Prêmio Queijo Brasil

Agricultura

Ricardo Ferraço e Enio Bergoli participam do início da colheita da safra 2025 de café arábica em Venda Nova

Agricultura

Vargem Alta recebe 1ª Festa do Abacate e 1º Concurso de Peso e Qualidade da fruta

Agricultura

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva na Região Serrana

Agricultura

PL pode transformar Alfredo Chaves na Capital Estadual do Inhame