quarta-feira,
22 de outubro de 2025

Geral

Marechal Floriano elabora o Plano Municipal de Saneamento Básico

7d4d5e884da97434ca919a4e1e041d15 XLNo próximo dia 13, acontece a Audiência Pública para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico de Marechal Floriano. O encontro será às 9 horas, no auditório da Secretaria de Educação. Esta é uma parceria entre a Prefeitura de Marechal Floriano, a Fundação Nacional de Saúde e a Universidade Federal Fluminense.

Durante as audiências públicas, a população terá a oportunidade de falar, de comentar, colaborar e, ao final, aprovar o Plano Municipal de Saneamento Básico. Por isso, a participação de todos é de grande importância para Marechal Floriano.

Os eixos temáticos do saneamento básico são: abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e manejo de águas pluviais urbanas, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e socioeconomia.
A nova legislação promove a universalização na oferta dos serviços que compõem o saneamento básico e o fortalecimento da cultura de planejamento municipal, melhorando, assim, a aplicação de recursos para se atingir as metas e objetivos traçados no PMSB.

O Plano deve abranger as áreas do saneamento, relacionadas entre si, e será instrumento estratégico de planejamento e de gestão participativa. A efetiva participação da população deve ocorrer em todas as fases de elaboração do PMSB, prevendo-se o envolvimento da sociedade durante a aprovação, execução, avaliação e revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico a cada quatro anos.

Vale ressaltar que todos os municípios brasileiros têm a obrigação elaborar o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), segundo a atual legislação brasileira. Sem o PMSB, as prefeituras não poderão receber recursos federais para projetos de saneamento básico.

A Universidade Federal Fluminense (UFF), em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e municípios capixabas, oferecerá capacitações técnicas e assessoria especializada para os municípios que aderiram ao projeto por meio do Termo de Execução Descentralizada n° 03, no Estado do Espírito Santo. Esse projeto contemplará a elaboração do PMSB e do PMGIRS. A existência do PMSB é condição para a validade dos contratos dos municípios, cujos serviços de saneamento são prestados, ou não, pela Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan).

Os gestores municipais devem compreender a importância da continuidade do planejamento, assumindo o compromisso de efetivar as atividades previstas no PMSB e submetê-lo à avaliação e aprovação do legislativo, estabelecendo a Política Municipal de Saneamento Básico. Ela institucionaliza os produtos finais do Plano e reflete as vontades da população, objetivos, metas, programas, projetos e ações. Assim, a Política Municipal de Saneamento Básico será um instrumento governamental para a promoção da saúde, qualidade de vida, inclusão social, proteção ao meio ambiente e desenvolvimento econômico.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Espírito Santo e Minas Gerais se aproximam por investimento ferroviário

Geral

Ao lado do prefeito Toninho Bitencourt, Casagrande inaugura obras de infraestrutura e anuncia novos investimentos em Marataízes

Geral

CPMI do INSS: prestador de serviços diz que abriu empresas para atender a Conafer

Geral

Caminhoneiro foge após colidir em moto e acaba preso em Vargem Alta

Geral

Prefeitos de Marechal, Alfredo Chaves e Vargem Alta se reúnem com vice-governador para tratarem do asfaltamento da Rota Vale do Inhame

Geral

Decretada nova prisão preventiva de servidor público da Câmara de Rio Novo do Sul denunciado pelo MPES

Geral

Marechal Floriano é destaque no ‘Índice de Transparência e Governança Pública’

Geral

ES inicia processo para compra emergencial do antídoto do metanol