quarta-feira,
17 de dezembro de 2025

Geral

Marechal Floriano leva sua cultura e tradição ao Convento da Penha

As sete paróquias que compõem a área pastoral Serrana marcaram presença no segundo dia do Oitavário. A celebração foi presidida por Pe. Marcos Barbosa, pároco da Paróquia Santana, de Marechal Floriano.

Na homilia, o presidente destacou a figura de Maria como exemplo de serva fiel, porque ouvia a Palavra; exemplo de mãe dedicada, porque soube contemplar o seu filho Jesus Cristo. As primeiras testemunhas do Ressuscitado eram mulheres simples e não deixaram de seguir Jesus. Assim como elas, cada cristão é chamado a envolver-se pelo amor do Ressuscitado.

As culturas alemã e italiana, que caracterizam a região serrana do estado, foram lembradas na procissão das oferendas, através das flores e alimentos produzidos por eles.

mf1

De Santa Leopoldina, local de onde saíram dois ônibus para a Celebração, Dorival Boone afirma que a Festa da Penha representa a fé, a devoção e a maravilha de ver todo um povo rezando junto. “Venho agradecer pela minha saúde, pelo meu trabalho e pela saúde de minha mãe”.

Com sua filha de seis anos, o filho de dois e o marido, Olinda Kosanke veio de Santa Maria pela terceira vez à Festa. Para ela, não importa a idade dos filhos, pois “a Festa da Penha é um aprendizado para eles, de conhecimento da Palavra de Deus e da fé. Essa é a festa da renovação”, afirmou.

A área Serrana ainda levou para o Campinho do Convento a encenação do Hino da Campanha da Fraternidade 2015. Crianças, adolescentes e adultos, dançaram e encenaram o que é “vir para servir”. A jovem que interpretou Maria na dramatização, Clebiana Alvarenga, tem 24 anos e participa há 19 anos da Festa da Penha. “Sou muito devota, é uma emoção e um sentimento muito bom estar aqui neste ano interpretando a Mãe de Jesus. Há 3 anos meu pai teve problemas nos rins e eu fiz uma promessa de que se ele se curasse, nós sempre viríamos ao Convento juntos. E hoje ele está aqui junto comigo neste momento especial”, contou.

Na Capela do Convento

Enquanto a celebração acontece no Campinho, muitos romeiros não deixam de subir até a Capela. Para Benedito Pereira dos Santos, 71 anos, se não for até à Capela, é a mesma coisa de não ter ido.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Operação da Polícia Federal investiga ataque hacker que desviou R$ 4,5 milhões para correntistas no ES

Geral

PM com sinais de embriaguez invade contramão, bate de frente com moto e piloto morre em Cachoeiro

Geral

Ministério Público ajuíza Ação Civil Pública contra Câmara de Anchieta por desproporção de cargos comissionados

Geral

Brasileiro está falando menos de política no WhatsApp, mostra estudo

Geral

Produção animal no ES tem alta no abate de aves e bovinos

Geral

TRE-ES mantém condenação de Gilvan da Federal, obtida pelo MPE, por violência política de gênero

Geral

Governo do Estado regulamenta lei que proíbe fogos de estampido e reforça proteção ambiental e bem-estar social

Geral

Onze municípios, entre eles Alfredo Chaves, Castelo e Iconha, estão há mais de um ano sem registrar homicídios