terça-feira,
05 de agosto de 2025

Agricultura

Marechal se destaca por ter 120 mil hectares de palmito pupunha plantados e uma produção de 350 toneladas por ano

Mais de 70 pessoas participaram do dia de campo da pupunha em Marechal Floriano. A realização foi do Instituto Capixaba de Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e aconteceu na propriedade do produtor Elizeu Huber. O objetivo da atividade foi apresentar técnicas para o plantio da palmeira.

 

A programação contou com a estações sobre mudas, plantio, condução e tratos culturais da cultura da pupunha, com o extensionista do Incaper Raoni Ludovino de Sá; consórcio da pupunha e café e seus benefícios, com o pesquisador do Incaper João Batista Araújo; colheita e semi-processamento do palmito pupunha, com o produtor Elizeu Huber e Agroindústria Familiar- processo de adequação para regularização da produção do palmito pupunha, com a química Simone Lage – Foto: Incaper/Secom

Segundo o extensionista do Incaper e um dos organizadores do dia de campo, Ubaldino Saraiva, o município se destaca por ter 120 mil hectares da palmeira pupunha plantada e uma produção de 350 toneladas por ano. Isso se deve à produção ser feita em consórcio com café.

 

“Estamos trabalhando há alguns anos para que o produtor tenha quatro ou cinco atividades na propriedade para segurar a produção. Com isso, na hora que um produto estiver ruim no mercado, você tem outra opção para vender. Isso equilibra a questão financeira”, disse Saraiva.

 

O período da semana santa é uma época que se tem bastante procura pelo palmito no município e nos outros períodos do ano a produção é distribuída na feira municipal, restaurantes, feiras da Grande Vitória e por produtores que entregam nas casas dos consumidores.

 

“O evento foi positivo porque o produtor rural acredita no Incaper e nosso objetivo junto com a pesquisa é levar conhecimento para os agricultores fortalecendo a atividade rural não só em Marechal Floriano, mas em todo Estado. Nosso papel é levar tecnologia ao campo para que possamos produzir com segurança, preservando o meio ambiente e protegendo o solo”, afirmou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Agricultura

Exportadores de café seguem enfrentando dificuldades para consolidar embarques nos portos do Brasil

Agricultura

Santa Maria de Jetibá, Domingos Martins e Venda Nova lideram ranking da produção do morango no ES

Agricultura

Espírito Santo bate recorde histórico em crédito rural e já planeja nova safra

Agricultura

Queijos de Marechal conquista medalhas de prata e bronze, e de D. Martins medalhas de ouro no VIII Prêmio Queijo Brasil

Agricultura

Ricardo Ferraço e Enio Bergoli participam do início da colheita da safra 2025 de café arábica em Venda Nova

Agricultura

Vargem Alta recebe 1ª Festa do Abacate e 1º Concurso de Peso e Qualidade da fruta

Agricultura

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva na Região Serrana

Agricultura

PL pode transformar Alfredo Chaves na Capital Estadual do Inhame