quarta-feira,
21 de janeiro de 2026

Geral

Ministério Público ajuíza ação para Cachoeiro implantar barreiras sanitárias

Foto: Idaf/Divulgação

 

Redação

 

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça Cível de Cachoeiro de Itapemirim, ajuizou uma Ação Civil Pública (ACP), com pedido de urgência, para que a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim implante, no prazo de 48 horas, barreiras sanitárias na rodoviária e nos acessos das estradas que fazem divisa com outros municípios. Além disso, que seja obrigado a implementar, também em 48 horas, o Sistema de Comando de Operações, no âmbito da Defesa Civil, e o Centro de Comando Geral para a organização e execução das ações locais a serem desenvolvidas no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. 

 

A ação foi ajuizada diante da inércia do município em cumprir a notificação recomendatória do MPES, expedida em 28 de abril, para garantir a implementação de medidas previstas em decretos e portarias editadas pelo Governo do Estado para a prevenção, redução da circulação do vírus e controle da doença Covid-19.

 

Na ACP o MPES ressalta que a estruturação do sistema de Comando de Operações, Centro de Comando Geral e barreiras sanitárias são instrumentos imprescindíveis para prevenção, de modo a evitar o aumento do contágio, e com isso garantir que o risco do município não seja elevado. Evitando, assim, colocar em risco a vida das pessoas e também a própria economia da população.

 

A ação, ajuizada no dia 5 de maio, segue orientações do Gabinete de Acompanhamento da Pandemia do Novo Coronavírus (GAP-Covid-19) do MPES.

 

Veja a Ação

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Ministério Público ajuíza ação por uso indevido de veículo oficial da Câmara de Guaçuí

Geral

Após acompanhamento, Tribunal de Contas faz recomendações para que municípios melhorem planejamento da Saúde

Geral

Mais de 7,8 mil condutores têm CNH renovada automaticamente no ES

Geral

Ministério Público ajuíza ações contra a Câmara Municipal de Guaçuí por irregularidades em cargos comissionados

Geral

Nova lei proíbe descontos associativos em benefícios do INSS

Geral

Prefeitos de Venda Nova, Marechal e Domingos Martins participam do lançamento do edital para implantação do ‘Aeroporto das Montanhas Capixabas’

Geral

Capital Nacional do Inhame tem produtor reconhecido em Brasília

Geral

Acidente entre moto e caminhão-baú termina com morte em Vargem Alta