terça-feira,
16 de setembro de 2025

Geral

Ministério Público alerta aos prefeitos para o cumprimento das medidas de quarentena contra a Covid-19

Redação

 

Em reunião com o governador Renato Casagrande, secretários de Estado e prefeitos do Estado, na quarta-feira (17/03), a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Luciana Andrade, alertou os gestores municipais para que cumpram as determinações estaduais e as medidas mais restritivas durante a quarentena de 14 dias. As providências contra a disseminação da Covid-19 serão adotadas a partir desta quinta-feira (18/03). Luciana Andrade chamou atenção para a gravidade de propagação da doença no Estado, defendeu a união em torno das ações propostas pelo governo, pediu que os municípios não publiquem regras divergentes das normativas estaduais e informou que o MPES expedirá notificações às prefeituras com orientações para as gestões, incluindo restrição para o acesso às praias nesse período, entre outras diretrizes.

 

“O Ministério Público está expedindo aos prefeitos notificações recomendatórias com orientações aos municípios, em relação a diversos itens, como trabalho remoto dos servidores municipais, dentro do que for possível, feiras livres, com os cuidados sanitários, venda de alimentação, e restrição de acesso às praias, porque o comércio vai fechar e então não adianta todo mundo ir à praia para se contaminar lá”, afirmou.

 

A procuradora-geral de Justiça informou ainda que o MPES está atento para que as normativas municipais não contrariem as diretrizes estaduais. “Clamo aos senhores que não estabeleçam normativas divergentes desta do Estado. O Ministério Público vai adotar medidas em relação a isso, mas precisamos realmente de uma coerência também jurídica, para que a população não fique perdida”, assinalou Luciana Andrade.

 

Ao citar a situação de lotação das UTIs com o aumento dos casos da Covid-19, Luciana Andrade ressaltou ser necessária a união em torno das medidas contra a pandemia. “Precisamos caminhar no mesmo sentido, numa mesma corrente.  Se cada um for para um lado, realmente a situação vai ficar muito, muito delicada. É muito difícil um prefeito do seu território adotar as medidas do Estado por sua coerência, por ser cientificamente mais adequado, e o colega do município do lado fazer o que achar mais conveniente”, alertou.

 

Ao final, a procuradora-geral de Justiça explicou que o MPES trabalha incessantemente desde o início da pandemia, há um ano, de forma remota. Assim, colocou o gabinete e as Promotorias de Justiça nos municípios à disposição dos gestores municipais.

 

Aproximadamente 20 membros do MPES também participaram da reunião, entre eles o subprocurador de Justiça Institucional do MPES, Alexandre José Guimarães; o secretário-geral do gabinete da PGJ, promotor de Justiça Francisco Martínez Berdeal; a coordenadora do Gabinete de Acompanhamento da Pandemia do Novo Coronavírus (GAP-Covid-19) do MPES e dirigente do Centro de Apoio Operacional de Implementação das Políticas de Saúde (Caops), promotora de Justiça Inês Thomé Poldi Taddei; a coordenadora do Núcleo de Proteção aos Direitos Humanos (NPDH), procuradora de Justiça Catarina Cecin Gazele; além de promotores de Justiça que integram o GAP e a força-tarefa contra a pandemia da Covid-19.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Espírito Santo é reconhecido novamente por Nota A+ do Tesouro Nacional

Geral

Saúde de Marechal Floriano vira referência na Região Serrana

Geral

Exportação de cafés especiais do Brasil aos EUA despenca com tarifaço

Geral

STF condena os oito réus, entre eles, Jair Bolsonaro da ação por tentativa de golpe de Estado

Geral

Setores de comércio e serviços capixabas criam mais de 2 mil empregos

Geral

Governo do Estado forma mais de mil alunos na 2ª oferta do programa QualificarES

Geral

Decreto de Ferraço autoriza desassoreamento de rios para reduzir risco de enchentes em Cachoeiro

Geral

Câmaras de vereadores do ES aumentam gastos em 10,1% e atingem R$ 534,9 milhões em 2024