sábado,
06 de dezembro de 2025

Geral

Ministério Público notifica Nésio Fernandes para garantir leitos de tratamento de Covid-19, Influenza e demais enfermidades

 

Redação

 

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo, por meio da Promotoria de Justiça Cível de Vitória, notificou o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, para que adote todas as providências administrativas necessárias à garantia imediata de leitos para o tratamento da Covid-19, influenza e demais enfermidades. Os leitos deverão estar devidamente estruturados e equipados em toda a rede estadual hospitalar. A notificação decorre da ocupação total de 75,60% dos 623 leitos de UTI e enfermaria do Estado, conforme informações do Painel Covid-19 ES, além da atual situação de crescimento dos casos de contaminação por H3N2 e pela variante ômicron do novo coronavírus.

 

Conforme a Notificação Recomendatória, a Central de Regulação de Leitos da Sesa deve regular para leito hospitalar adequado todos os pacientes que se encontrarem nos PAs e UPAs dos municípios capixabas, com solicitação de vagas de internação no sistema da Central de Leitos. 

 

A Secretaria de Saúde deve, também, prestar todo o apoio técnico e financeiro que os municípios necessitarem para garantir o funcionamento adequado dos serviços públicos de saúde, em especial, no que diz respeito ao processo de solicitação, regulação e internação de pacientes por meio da Central de Regulação de Leitos.

 

Deverão ainda ser adotadas providências para que todos os hospitais públicos e privados contratados/conveniados do Estado estruturem, capacitem e mantenham em funcionamento as respectivas Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CIHs), de forma a preservar a segurança dos profissionais de saúde, bem como dos pacientes e seus familiares. O MPES requer que a Sesa informe a instituição das medidas adotadas, em até 48 horas após o recebimento da notificação.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Onze municípios, entre eles Alfredo Chaves, Castelo e Iconha, estão há mais de um ano sem registrar homicídios

Geral

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

Geral

Três anos após ataque em escolas, autor deixa internação e vice-governador do Estado reage: ‘Brasil precisa acordar’

Geral

Secretária desmente boatos sobre fechamento de UBSs e destaca reestruturação histórica na Saúde de Cachoeiro

Geral

Congresso derruba vetos de Lula ao licenciamento ambiental

Geral

Os segredos do município capixaba que mais consegue reaproveitar o lixo descartado pela população

Geral

MPC-ES cria o Núcleo de Gestão Estratégica de Informações para combater a má gestão dos recursos públicos

Geral

Tribunal de Contas orienta prefeitos e Secretários de Finanças sobre medidas urgentes a serem tomadas em 2026 em relação à reforma tributária