terça-feira,
11 de novembro de 2025

Política

MPC recomenda revogação imediata de leis aos prefeitos de Santa Leopoldina e Marataízes

Redação

 

O Ministério Público de Contas (MPC) propôs recomendações pedindo a revogação imediata de três leis promulgadas irregularmente – uma em Santa Leopoldina e duas em Marataízes –, uma vez que elas ferem o art. 8º da Lei Complementar 173/2020, a qual veda a concessão de qualquer tipo de vantagem, reajuste ou adequação da remuneração dos servidores públicos dos municípios afetados pela pandemia até 31 de dezembro de 2021.

 

No caso de Santa Leopoldina, a recomendação foi proposta em face do prefeito do município Romero Luiz Endringer, o qual sancionou a Lei Municipal 1.723 de 6 de julho de 2020, a qual autoriza o Poder Executivo a conceder indenização de transporte ao agente comunitário de saúde e ao agente de combate às endemias.

 

Já em Marataízes, as leis foram sancionadas pelo prefeito Robertino Batista da Silva, o qual promulgou a Lei Complementar Municipal 2.167, de 15 de setembro de 2020, que autoriza a ampliação da revisão salarial para os profissionais da estratégia de saúde da família (ESF) e estratégia de saúde bucal (ESB). Ainda, a Lei Municipal 2.186, de 23 de dezembro de 2020, também de Marataízes, fixa os subsídios dos Secretários Municipais para o mandato de 2021 a 2024 e dá outras providências.

 

Em ambos os casos, os prefeitos já haviam respondido a ofícios enviados pelo MPC argumentando que os benefícios, mesmo previstos em leis, não chegaram a ser concedidos de forma efetiva.

 

Entretanto, o ministério considera que, mesmo não tendo sido concedidos, a criação e concessão de benefícios é irregular e lesiva ao patrimônio público, dado que a geração dessas despesas – mesmo que em período posterior a 31 de dezembro de 2021 – afronta a Lei Complementar 173/2020. Além disso, os prefeitos já haviam sido informados sobre a irregularidade em consulta anterior ao Tribunal de Contas do Espírito Santo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Política

Câmara aprova por unanimidade projeto de Ferraço que garante mais um ano sem reajuste do IPTU em Cachoeiro

Política

Cachoeiro se destaca como referência em Saúde no ES e no Brasil

Política

Prefeito, Lidiney Gobbi, fecha a torneira e assina decreto com corte de despesas e proibição de gastos em Marechal Floriano

Política

Justiça Eleitoral investiga partido Podemos por suposta fraude na cota de gênero nas eleições de 2024 em Alfredo Chaves

Política

Vice-governador, Ricardo Ferraço com força política no Sul: Ferraço recepciona Euclério em Cachoeiro e sela apoio à sua pré-candidatura ao Senado

Política

Senado pode votar pena maior a quem fornece droga ou bebida a menor de 18

Política

Assista ao vivo à terceira sessão do julgamento de Bolsonaro

Política

Alfredo Chaves e mais cinco municípios capixabas recebem recomendação do MPF sobre o piso salarial dos professores