sexta-feira,
23 de janeiro de 2026

Geral

MPES requer julgamento de ação contra donos de granja que causam poluição em Venda Nova

Redação

 

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça de Venda Nova do Imigrante, solicitou a tramitação prioritária de uma Ação Civil Pública ajuizada em 2016, em face de quatro proprietários de uma granja de avicultura, localizada no distrito de Lavrinhas, no município. O MPES sustenta na ação que os produtores rurais exercem atividade potencialmente poluidora sem o devido licenciamento ambiental. 

 

No documento enviado à Justiça, o MPES salienta que os produtores formalizaram um Termo de Compromisso Ambiental (TCA) junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e obtiveram Licença Ambiental de Regularização. No entanto, a secretaria informou que os proprietários de granjas não cumpriram as condicionantes firmadas no TCA, havendo inclusive decisão pela cassação da licença expedida para o empreendimento.

 

A secretaria também informou que a granja foi advertida e chegou a receber um auto de multa diária por não atender itens do TAC. Mesmo com o cancelamento da licença e embargo da atividade, o empreendedor continua desenvolvendo a atividade e não aplicando os controles ambientais adequados, causando grande impacto na comunidade. 

 

Na documentação enviada ao MPES consta, ainda, que o estabelecimento não tem condições de manter a atividade no local, por não possuir os controles ambientais mínimos para a realização da atividade sem causar danos aos moradores vizinhos e ao meio ambiente.

 

O MPES, por meio da Promotoria de Justiça de Venda Nova do Imigrante, continua recebendo denúncias e um abaixo-assinado com 73 assinaturas, em que os moradores apontam a empresa como a responsável pela proliferação das moscas que incomodam e levam risco à saúde das pessoas e de seus familiares. 

 

Diante desses fatos, o MPES requer o julgamento do pedido de liminar apresentado na Ação Civil Pública, que está em tramitação desde 2016 e ainda não foi julgada pelo Juízo de Venda Nova do Imigrante. 

 

Veja o ofício em que o MPES pede o julgamento da ACP

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Confira o licenciamento 2026 no ES: Detran divulga calendário

Geral

Lei reconhece a ‘Rota Capela das Águas’, em Domingos Martins como rota turística estadual

Geral

Corpo de Bombeiros conclui o trabalho de remoção do corpo da criança e dos escombros em Rio Bananal

Geral

Ministério Público ajuíza ação por uso indevido de veículo oficial da Câmara de Guaçuí

Geral

Após acompanhamento, Tribunal de Contas faz recomendações para que municípios melhorem planejamento da Saúde

Geral

Mais de 7,8 mil condutores têm CNH renovada automaticamente no ES

Geral

Ministério Público ajuíza ações contra a Câmara Municipal de Guaçuí por irregularidades em cargos comissionados

Geral

Nova lei proíbe descontos associativos em benefícios do INSS