sábado,
25 de outubro de 2025

Geral

MPF recomenda que Crea-ES exonere cargos comissionados em excesso e realize concurso

Redação

 

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou que o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) exonere, no prazo de 90 dias, todos os servidores ocupantes de cargos comissionados que não estejam exercendo função de chefia, direção e assessoramento, e que realize concurso público para a contratação de funcionários efetivos, com publicação do edital também em até 90 dias.

Para o período de transição, o MPF recomenda que o Crea-ES realize contratações temporárias para suprir a necessidade transitória de mão de obra e que se abstenha de nomear cargos em comissão para o exercício de atribuições fora as hipóteses de direção, chefia e assessoramento, independentemente da nomenclatura dada ao cargo.

O procedimento, de competência do procurador da República Carlos Vinicius Cabeleira, verificou que, após setembro de 2020, o Crea-ES nomeou cerca de 60 funcionários para exercerem cargos comissionados e, ao mesmo tempo, houve o desligamento de 22 empregados efetivos, restando apenas 48. Ou seja, o número de cargos comissionados ficou superior ao de efetivos na instituição.

O conselho justificou que o cancelamento do concurso de 2014, o Plano de Demissão Voluntária e a pandemia causada pela covid-19 contribuíram para a falta de pessoal, que foi temporariamente mitigada pela contratação de empregados comissionados. Além disso, reconheceu a necessidade de realização de concurso público para o provimento de seus cargos efetivos.

Ainda na recomendação, o MPF pede que o Crea-ES mantenha o percentual de cargos comissionados inferior a 28%, valor que se mostra razoável considerando a estrutura do órgão e o número de servidores efetivos, nos termos do que preceitua a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF).

O Crea-ES tem dez dias úteis para informar se acolherá a recomendação do MPF e demonstrar seu cumprimento. Procedimento preparatório nº: 1.17.000.001199/2021-7.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Espírito Santo e Minas Gerais se aproximam por investimento ferroviário

Geral

Ao lado do prefeito Toninho Bitencourt, Casagrande inaugura obras de infraestrutura e anuncia novos investimentos em Marataízes

Geral

CPMI do INSS: prestador de serviços diz que abriu empresas para atender a Conafer

Geral

Caminhoneiro foge após colidir em moto e acaba preso em Vargem Alta

Geral

Prefeitos de Marechal, Alfredo Chaves e Vargem Alta se reúnem com vice-governador para tratarem do asfaltamento da Rota Vale do Inhame

Geral

Decretada nova prisão preventiva de servidor público da Câmara de Rio Novo do Sul denunciado pelo MPES

Geral

Marechal Floriano é destaque no ‘Índice de Transparência e Governança Pública’

Geral

ES inicia processo para compra emergencial do antídoto do metanol