Por Redação
Após o momento de tempestades pontuais, que significaram volumes expressivos de precipitação em um curto espaço de tempo e que causaram transtornos e prejuízos em Marechal Floriano, a situação no município caminha para a normalização, conforme atualização do coordenador municipal de Defesa Civil.
De acordo com o balanço mais recente, não há mais pessoas desalojadas ou desabrigadas. As famílias que haviam sido afetadas já retornaram com segurança para suas residências, tanto na área urbana quanto na zona rural.
No interior do município, onde foram registrados pontos de obstrução em estradas e acessos, os serviços de desobstrução foram concluídos, garantindo novamente a mobilidade das comunidades. As vias que estavam comprometidas já foram liberadas, restabelecendo o acesso às localidades afetadas.
Na sede do município, as equipes também finalizaram os trabalhos de limpeza urbana, com a retirada de entulhos e resíduos deixados pelas chuvas, contribuindo para a recuperação da rotina da população.
Além das ações de resposta e restabelecimento a Defesa Civil Estadual realizou a entrega de ajuda humanitária ao município, que começou a ser distribuída nesta data às famílias afetadas pelo desastre. Foram disponibilizadas 90 cestas básicas, 83 kits de higiene e limpeza, 143 colchões, 148 jogos de lençol, 140 cobertores e 144 travesseiros.
Segundo a Defesa Civil, o cenário atual é de estabilidade, com todos os principais impactos já atendidos. “O município segue em monitoramento, mas a avaliação é de que a situação está controlada e praticamente normalizada”, informou o Coordenador Municipal de Defesa Civil – Fábio Stein.


