sexta-feira,
14 de novembro de 2025

Polícia

Operação Carne Legal apreende mais de duas toneladas de carne imprópria para consumo em Guarapari

Foto: PCES

 

Redação

 

Equipes da Delegacia Especializada de Investigações Criminais (DEIC) de Guarapari, da Delegacia Especializada de Infrações Penais e Outras (DIPO) de Guarapari, da Polícia Militar, do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e da Vigilância Sanitária de Guarapari realizaram, na última sexta-feira (04), uma ação conjunta com o objetivo de fiscalizar o comércio de carne bovina em estabelecimentos comerciais do município.

 

A Operação Carne Legal fiscalizou três estabelecimentos comerciais, sendo um supermercado, que fica no bairro Portal Clube, e dois açougues, localizados no bairro Perocão. No supermercado, a equipe flagrou infrações sanitárias, como mau acondicionamento de alimentos perecíveis e presença de insetos (baratas), nos balcões e locais de armazenamento. Nos dois açougues, as equipes apreenderam peças de carne sem comprovação de origem, o que demonstra indícios de abate irregular de gado.

 

O objetivo da ação conjunta é coibir o comércio irregular de carne bovina e o roubo ou furto de gado na região de Guarapari. “As análises realizadas até o momento sugerem que não há um único grupo de pessoas praticando esse tipo de crime no município. Sugere ainda que na maioria das  das vezes, animais são abatidos na propriedade das vítimas e lá mesmo descarnados. Desta forma, realizamos a operação de hoje com o intuito de inibir a comercialização de carnes obtidas por meio criminoso, uma vez que a inibição da ação de receptadores tende a inibir a ação de furtadores”, afirmou o titular da Deic de Guarapari, delegado Guilherme Eugênio.

 

Os proprietários dos estabelecimentos foram conduzidos à delegacia, prestaram depoimentos e foram liberados. “Requisitamos à perícia, a realização de exames, a serem produzidos por meio da análise dos laudos emitidos pelo Idaf e pela Vigilância Sanitária do município. Caso se constate que as carnes apreendidas, além de produzidas em desconformidade com a legislação sanitária, eram prejudiciais à saúde, os responsáveis podem ser indiciados pela prática de crime contra a saúde pública”, explicou o titular da Dipo de Guarapari, delegado Marcelo Santiago.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Polícia

Polícia Federal cumpre mandado contra fraudes no INSS no ES

Polícia

Ação conjunta resulta em três prisões em Anchieta e Itapemirim

Polícia

Suspeito é preso por ameaçar moradores em Afonso Cláudio

Polícia

PC e PM deflagram operação integrada contra o tráfico de drogas em Domingos Martins e Marechal Floriano

Polícia

Dois policiais civis do departamento de narcóticos são presos suspeitos de tráfico no ES

Polícia

PM aposentado é preso acusado de estuprar menina de 12 anos em Marataízes

Polícia

Investigado por abuso sexual de crianças entre 10 e 14 anos ao longo de seis meses é preso novamente em Alfredo Chaves

Polícia

Funcionário de escola é preso por solicitar imagens íntimas de alunos em Anchieta