quarta-feira,
03 de junho de 2026

Polícia

Operação Depuração; Secretário afastado de Vargem Alta tem prisão preventiva, diz nota do MP

Redação

 

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça de Vargem Alta, deflagrou na terça-feira (27) a chamada “Operação Depuração” com o objetivo de esclarecer e aprofundar investigações relacionadas a crimes e irregularidades diversas na anterior gestão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vargem Alta. 

 

Segundo informação da nota do MPES, as investigações mostram que servidores públicos utilizaram os cargos para atender a interesses privados, apropriando-se ainda de valores públicos relativos a taxas de licenciamento ambiental.

 

Foto: portal Notícia Capixaba

Foram cumpridos, com o apoio da Polícia Militar e Polícia Civil, sete mandados de busca e apreensão; dois de prisão preventiva, entre eles, do secretário afastado de Administração, Altair Franco de Moraes, e três de prisão temporária. 

 

Ainda segundo a nota do MPES, os envolvidos responderão ainda por associação criminosa, peculato e advocacia administrativa. Além do afastamento do secretário de Administração, o MPES também pediu a indisponibilidade dos bens de todos os envolvidos.

 

Através de nota, a Prefeitura de Vargem Alta informou que está à disposição para colaborar.

 

Em relação aos fatos ocorridos nesta data, a Prefeitura informou ainda que todas as orientações e recomendações do Ministério Público foram seguidas, com objetivo de colaborar com o trabalho de investigação e combate às possíveis irregularidades praticadas, inclusive tendo sido instaurado auditoria interna para revisão de todos os processos da Secretaria de Meio Ambiente.

 

Nesse contexto, a Prefeitura prestou todas as informações solicitadas e se manteve, assim como se mantém, à disposição da Justiça para atender quaisquer esclarecimentos que ainda possam ser relevantes à elucidação dos fatos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Polícia

Operação “Lucas 3:14” prende militares e cumpre mandados contra grupo investigado por homicídios, pistolagem e fraude processual em Ibatiba, Iúna, Castelo e MG

Polícia

ES fecha maio com menor número de homicídios dos últimos 30 anos

Polícia

Armado com facão, homem ameaça família de morte e é preso no interior de Domingos Martins

Polícia

Operação integrada prende quatro investigados e apreende armas e drogas em Afonso Cláudio

Polícia

Operação da Polícia Federal mira grupo especializado em fraude de cidadania italiana em Itapemirim e de Marataízes

Polícia

Polícia Federal cumpre mandados contra investigados por corrupção e desvio de recursos públicos no ES

Polícia

Sogro é preso suspeito de matar nora em Cristo Rei, Domingos Martins; veja o que diz as autoridades sobre essa tragédia

Polícia

Operação conjunta em Marataízes prende quatro investigados por extorsão mediante sequestro, tráfico de drogas e associação criminosa