quarta-feira,
13 de agosto de 2025

Turismo

Pedacinho da Itália promove X Encontro da Cultura Italiana em Araguaya, Marechal

Fotos: Rael Sérgio/Informação da PMF

Pelo décimo ano consecutivo, Araguaya, considerada a vila italiana mais charmosa do Estado, celebra a cultura e resgata as tradições dos seus antepassados. Vem aí o X Encontro da Cultura Italiana de Araguaya, nos dias 4, 5 e 6 de agosto. Serão três dias de festa e muita animação, com música, dança e bastante comida italiana.

 

Na sexta-feira (4), às 18 horas, acontece a abertura oficial. Logo após, às 18h20, um show pirotécnico marca o início das festividades. O já tradicional e gracioso Desfile Bambini de Araguaya está previsto para começar às 18h30. Este ano, o desfile será ao som do violino de Adriana Vinand. Às 20h30, show italiano com a dupla Gioco di Mora e, para encerrar a sexta-feira, às 22h30, tem show com a banda Badalação.

 

No sábado (5), às 7 horas, o ônibus sai de Araguaya com os caminhantes que farão a caminhada “Picada do Nonno”. Às 8 horas, os participantes da “Picada do Nonno” partem de São Marcos, em Alfredo Chaves, com destino a Araguaya. Às 11 horas, acontece a abertura das barracas de bebida e alimentação, com chegada dos caminhantes. A recepção será ao som da moda de viola de Bráulio e Amigos.

 

Ainda no sábado, a partir das 12 horas tem Torneio Adulto e Infantil de Bola de Pau (Bocha). Às 14 horas, início do Torneio de “Cinquilho” e, às 15 horas, começa o Torneio de “Tressete”. Mirano Schuler faz show italiano às 16h30. No início da noite, às 18h30, apresentação do Grupo Infantil Piccinini Dei Monti. Às 19 horas, Grupo Folclórico Picolli Granelli. Logo depois, às 20 horas, é a vez do Grupo Folklorístico Piccolo Pavone, de Vila Pavão. A Banda Italiana Gioco di Mora faz show às 20h30. E a Banda Italiana Brasitalia encerra a noite de sábado às 23 horas.

 

Foto: Rael Sérgio

O domingo (06) começa com a tradicional Santa Missa em Italiano, às 10 horas, na Igreja de São Miguel, com a participação do Coral Più Bello. Às 11 horas, abertura das barracas de bebidas e alimentação e da área do Churrascão. O Gruppo Folklorístico do Circolo Trentino di Santa Teresa se apresenta às 11h30, e a Companhia de Balé Nice Rodrigues dança às 11h45. Luciano Dicarlo faz show italiano ao meio-dia. No mesmo horário, tem início o torneio de Bola de Pau (Bocha) Adulto e Infantil.

 

Às 14 horas, tem apresentação do Grupo Folklorístico Piccolo Pavone, de Vila Pavão. O Desfile das Escolas de Araguaya, homenageando os Italianos, será às 14h30. Às 15 horas, o esperado Desfile das Famílias Italianas promete ser emocionante. A Banda Mania Sertaneja faz show às 15h30, e o encerramento da festa está previsto para as 18 horas.

 

Durante todo o evento, o Arquivo Público estará em Araguaya fornecendo o Registro de Entrada de Imigrantes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Turismo

Trilhos de Araguaya, em Marechal, deve se tornar rota turística no ES

Turismo

Chegada do Inverno aquece o turismo e a economia dos munícipios das montanhas do ES

Turismo

Turismo em ação: Vargem Alta, Marechal, Piúma, e mais 42 cidades recebem veículos do Estado

Turismo

Estudo inédito revela como Festa da Penha movimenta redes sociais e fortalece o turismo no ES

Turismo

Viajar pelas Montanhas Capixabas no outono é uma experiência que vai além do turismo; é um reencontro com o tempo e com a natureza

Turismo

Iniciativa oficializa Circuito do Chapéu como rota turística em Domingos Martins

Turismo

Comissão de Turismo da Ales debate potencial de Marechal, e secretário Enildo Cardoso afirma que quer reativar passeio de trem

Turismo

Ferraço quer potencializar o turismo da Pedra da Penha em Cachoeiro